Da área de Educação, presidente da ACIM foca gestão em pequenos negócios


Se tem uma lição que o professor e empresário José Carlos Barbieri aprendeu com os pais é que seu futuro dependia da Educação.


E foi o que o hoje presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) fez. Filho de caminhoneiro e de dona de casa, Barbieri entendeu logo cedo que precisava estudar, e muito. 

Foi aprovado no vestibular de Farmácia, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no mesmo período em que começou a dar aulas em cursinhos. Primeiro para os pais dos amigos que estavam voltando a estudar, depois para adolescentes poucos anos mais novos que ele. Para desenvolver a habilidade de dar aula, passou horas e horas ‘falando’ com as paredes, treinando a oratória e os conteúdos das aulas. 

Talento e vocação para a sala de aula

Barbieri sabia que a sua vocação estava na sala de aula. Tanto que também cursou Ciências com habilitação em Biologia, pela Fafijan. Depois se mudou para Maringá e aqui empreendeu, comprando um colégio com colegas professores.

Hoje é sócio e reitor do Centro Universitário Cidade Verde  (Unicv), que tem mais de 80 mil alunos nas modalidades presencial e a distância, com 800 polos, inclusive em Portugal, Japão, Espanha e Reino Unido. Também é diretor-geral do Colégio Axia, que oferece ensino médio. 

Gestão focada em pequenos negócios

Paralelo às atividades profissionais, Barbieri decidiu participar de entidades de classe do setor, a Educação, e do mundo dos negócios.

Além de cargos em diferentes associações, foi presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Paraná (Sinepe/NOPR), do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e atualmente é presidente da ACIM, com seus seis conselhos e mais de 5 mil associados.

Antes, passou pela vice-presidente de marketing da entidade, onde foi responsável pela Revista ACIM, a mais antiga publicação empresarial do Paraná. 


Na presidência da ACIM desde janeiro de 2023, ele tem como desafio aproximar as empresas da entidade, em especial os Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenos negócios.

Casa do MEI e Inovus: novidades em Maringá

Recentemente foi lançada a Casa do MEI, voltada para atender, de graça, os associados que pertencem a esta figura jurídica, por meio de consultorias e mentorias de graça.

Outro desafio é a inovação, e para isto a entidade oferece o Inovus, com programas de aceleração gratuitos. “Mais de 80% dos nossos associados são MEIs, micro e pequenos negócios e justamente os que mais precisam de apoio para crescer. Por isso, oferecemos a Casa do MEI, Inovus, a Escola de Negócios com cursos rápidos e outras ferramentas para ajudar os empresários locais”. 

Se o conhecimento foi a chave para a prosperidade na carreira e nos negócios de Barbieri, é esta a mesma fórmula que ele quer oferecer para os associados de uma das principais entidades de Maringá, a ACIM.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.