Dados de eficácia de vacina contra Covid-19 indiana podem aumentar aceitação pública

Por Krishna N. Das

Vacinação contra Covid-19

NOVA DÉLHI (Reuters) – Médicos e políticos da Índia comemoraram nesta quinta-feira os dados de eficácia de uma vacina contra coronavírus apoiada pelo Estado que recebeu uma aprovação de emergência em janeiro antes da conclusão de um teste de estágio avançado, o que fez pessoas relutarem em recebê-la.

Dados do governo mostram que só 10% das cerca de 12,6 milhões de pessoas imunizadas na Índia receberam a Covaxin, que se descobriu ser 81% eficaz em uma análise provisória do teste de estágio avançado, disse sua desenvolvedora, Bharat Biotech, na quarta-feira.

Qualquer aumento da aceitação da vacina na Índia, que nesta quinta-feira relatou que os casos novos de Covid-19 atingiram seu maior índice em cinco semanas, também pode melhorar suas perspectivas de exportação –a Bharat Biotech disse que 40 países estão interessados na Covaxin.

Muitos médicos e políticos de oposição indianos rejeitaram a Covaxin porque ela foi aprovada pela agência reguladora de medicamentos somente com base em dados de testes intermediários. A agência reguladora também autorizou o uso da vacina da Universidade de Oxford e da AstraZeneca, vendida como Covishield na Índia, que se descobriu ter 70,42% de eficácia com base em testes feitos no exterior.

“Agora que dados provisórios de um teste de estágio avançado da Covaxin estão disponíveis, posso pedir tranquilamente ao meu pai, que tem mais de 60 anos e é diabético, que a tome”, disse Nirmalya Mohapatra, líder de uma associação de médicos do Hospital Ram Manohar Lohia de Nova Délhi que anteriormente se recusou publicamente a receber a Covaxin.

Rajib Dasgupta, presidente do Centro de Medicina Social e Saúde Comunitária da Universidade Jawaharlal Nehru de Nova Délhi, disse que os resultados provisórios são animadores, mas que um “quadro bem abrangente” surgirá somente após uma análise mais completa.

O parlamentar de oposição Shashi Tharoor comemorou o anúncio da Bharat Biotech.

“Para aqueles como eu que receavam que a Covaxin estivesse sendo distribuída antes de seus testes de estágio avançado serem concluídos, esta é, de fato, uma boa notícia”, disse ele no Twitter.

A Índia relatou 17.407 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva seu total a 11,16 milhões. As mortes aumentaram em 89 e chegaram a 157.435.

(Reportagem adicional de Philip George em Bengaluru)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH231CF-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.