Destinos nacionais representam 99% das viagens brasileiras em 2021

Os destinos nacionais foram preferência entre as viagens brasileiras em 2021. Segundo balanço do Ministério do Turismo, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 12,3 milhões de excursões realizadas no ano passado, 99,3% ocorreram em municípios dentro do país. 

São Paulo foi o principal estado escolhido pelos brasileiros, uma vez que uma em cada cinco viagens (20,6%) teve o local como destino. Minas Gerais (11,4%) e Bahia (9,5%) aparecem, respectivamente, na segunda e terceira colocação. No total, os gastos com as viagens nacionais totalizaram R$9,8 bilhões.

Em relação ao tempo médio de viagem, a pasta apontou para o período de sete dias. Os moradores do nordeste lideraram o ranking dos que passaram mais tempo viajando, com cerca de 19 a 17 dias no destino. Os moradores do Distrito Federal e do Mato Grosso também ganharam destaque em relação ao tempo de duração das visitas, com média de 11 e 10 dias.

Já quanto ao perfil econômico dos viajantes, a maioria das excursões que foram realizadas no ano passado (33,1%) ocorreu em domicílios com renda per capita de quatro ou mais salários mínimos. Entre aqueles com renda per capita abaixo de meio salário mínimo, esse percentual foi de 7,7%.

Informações SBT News