Os destinos nacionais foram preferência entre as viagens brasileiras em 2021. Segundo balanço do Ministério do Turismo, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 12,3 milhões de excursões realizadas no ano passado, 99,3% ocorreram em municípios dentro do país.
São Paulo foi o principal estado escolhido pelos brasileiros, uma vez que uma em cada cinco viagens (20,6%) teve o local como destino. Minas Gerais (11,4%) e Bahia (9,5%) aparecem, respectivamente, na segunda e terceira colocação. No total, os gastos com as viagens nacionais totalizaram R$9,8 bilhões.
Em relação ao tempo médio de viagem, a pasta apontou para o período de sete dias. Os moradores do nordeste lideraram o ranking dos que passaram mais tempo viajando, com cerca de 19 a 17 dias no destino. Os moradores do Distrito Federal e do Mato Grosso também ganharam destaque em relação ao tempo de duração das visitas, com média de 11 e 10 dias.
Já quanto ao perfil econômico dos viajantes, a maioria das excursões que foram realizadas no ano passado (33,1%) ocorreu em domicílios com renda per capita de quatro ou mais salários mínimos. Entre aqueles com renda per capita abaixo de meio salário mínimo, esse percentual foi de 7,7%.
Informações SBT News