Dia dos Pais: 6 em cada 10 brasileiros pretendem comprar presentes

Seis em cada 10 brasileiros pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano, cifra que representa 101,8 milhões de consumidores. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (Cndl), a data, comemorada no dia 14 de agosto, deve movimentar R$24,09 bilhões no comércio, com valor médio de gastos de R$236,77.

Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para o dia (54%), seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio. Cerca de 65% dos brasileiros pretendem presentear o próprio pai, 21% o esposo e 10% o sogro.

Já em relação ao local de compra, 79% das pessoas pretendem ir em canais offline, como shoppings centers e lojas de departamento. As compras pela internet, no entanto, também têm papel bastante relevante na preferência dos consumidores, já que 43% dos brasileiros pretendem comprar a maior parte dos presentes em lojas virtuais.

“As compras pela internet, que já eram uma tendência em crescimento, se mostram cada vez mais fortes. Por isso, é importante que o comércio se prepare. Mesmo os micro e pequenos negócios, que não possuem uma página na internet, por exemplo, podem utilizar as redes sociais e aplicativos como WhatsApp para atender e atrair os consumidores”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

No total, 24% dos brasileiros costumam gastar mais do que podem com os presentes de Dia dos Pais, enquanto 11% pretendem deixar de pagar alguma conta para realizar a compra. O principal local de comemoração da data será na própria casa (37%), seguido pela casa do pai (33%) e 10% pretendem almoçar fora.

Informações SBT News