Dona do Itaú tem lucro 6,2% maior no 4º tri

SÃO PAULO (Reuters) – A Itaúsa teve leve alta do lucro no quarto trimestre, uma vez que o desempenho positivo de empresas industriais mais do que compensou os lucros menores da holding com o Itaú Unibanco, afetado por maiores provisões para calotes devido à crise gerada pela pandemia da Covid-19.

A empresa anunciou nesta segunda-feira que teve lucro líquido de 3,66 bilhões de reais no quarto trimestre, alta de 6,2% ante mesma etapa de 2019.

O avanço na performance da Duratex no segmentos de materiais para construção civil, ganhos maiores com exportações da fabricante de calçados Alpargatas e apreciação do valor justo de ativos da empresa de gasodutos NTS justificaram a melhora no resultado, explicou a Itaúsa.

A companhia, que também anunciou um programa de recompra de até 250 milhões de ações e o pagamento de juros sobre o capital próprio em duas tranches, afirmou ainda que tem um prognóstico para seus investimentos em 2021, uma vez que a crise gerada pela pandemia apresenta oportunidades para novos negócios.

(Por Aluísio Alves)