Doze unidades de saúde atendem pessoas com sintomas respiratórios em Curitiba

A partir desta segunda-feira (24), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abre dez unidades para atendimento de pessoas com sintomas respiratórios em 12 locais, das 7h às 20h, atendendo exclusivamente situações respiratórias ou de emergência. Confira aqui a lista desses 12 pontos.

Devem procurá-las somente pessoas que tenham suspeita de covid-19 e gripe com sintomas leves (tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, perda do olfato ou paladar), caso tenham necessidade do atendimento presencial. Essas unidades têm atuado para que os usuários com esse quadro não procurem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que são destinadas a casos graves, urgências e emergências.

Nesses locais não são prestados outros serviços em Saúde e não são aplicadas doses de vacina.

Onde ir

A SMS reorganizou os serviços de Saúde para adequar o atendimento neste momento em que a cidade tem mais pessoas com suspeita de covid-19 ou gripe, separando esses usuários para pontos exclusivos. Também destinou outros locais exclusivos para vacinação contra a covid-19 (com dez unidades exclusivas para imunização das crianças de 5 a 11 e outras 17 para de pessoas com 12 anos ou mais), de segunda a sexta-feira.

Além disso, há outras dez Unidades de Saúde seguem aplicando outros imunizantes (como a vacina contra a gripe) e fazendo dispensação de medicamentos, também de segunda a sexta-feira.

A recomendação é que, antes de sair de casa em busca dos serviços do SUS Curitibano, o cidadão verifique onde o atendimento que busca está sendo ofertado.

Essa reorganização será mantida enquanto a demanda por atendimento respiratório de casos leves estiver alta na cidade. 

Priorize o isolamento

A SMS orienta, ainda, para que as pessoas com sintomas leves se isolem imediatamente e, se houver necessidade, entrem em contato, prioritariamente, com centrais de atendimento remoto em Saúde (teleconsulta, videoconsulta) a que tiver acesso (público ou privado). Curitiba oferta o atendimento pela Central 3350-9000, diariamente, das 8h às 20h.

Quando ir à UPA

A SMS reforça que a população não deve deslocar para as UPAs em casos de sintomas leves, priorizando o teleatendimento.

As UPAs são destinadas ao atendimento de casos de urgência e emergência em saúde, aquelas situações que não podem esperar, que acarretam em risco a vida do paciente ou agravamento do quadro de saúde.