Draft NBA: brasileiro é escolhido pelos Warriors; saiba como funciona

O ala Gui Santos, jogador do Minas Tênis Clube e da seleção brasileira, foi selecionado pelo Golden State Warriors. O jogador estava na 55ª posição e foi escolhido na segunda rodada do draft 2022 da NBA. O contrato do jogador ainda não está garantido, mas seus direitos pertencem agora ao time da Califórnia.

Foto: Divulgação/Fiba

Gui Santos deve iniciar sua trajetória pela G-League, a liga de desenvolvimento de atletas nos Estados Unidos. Ele também tem a oportunidade de atuar mais uma temporada no Brasil ou em alguma liga estrangeira.

O que é o draft da NBA?

O draft é o processo de seleção e recrutamento de novos atletas para os times integrantes da NBA. Ao contrário do futebol, em que os clubes organizam suas categorias de base e formam os atletas, os drafts são a porta de entrada para novos jogadores, em um formato feito para que o campeonato fique sempre bem nivelado.

Inicialmente, cada equipe tem pelo menos uma escolha nas duas rodadas do draft e seguem uma ordem pré-definida, o que pode mudar, pois os clubes tendem a negociam suas escolhas. O time que escolheu um jogador tem exclusividade para assinar um contrato com o atleta, a menos que negocie os seus direitos.

A ordem das escolhas é organizada com base nos esportes americanos em que os piores times possuem prioridade de escolha nas primeiras colocações. Porém, a definição das quatro primeiras colocações segue a loteria do draft, que é o sorteio dos quatro piores times da campanha na NBA, isso tem o intuito de fazer com que os times não forcem uma última colocação para ter a melhor posição do draft do ano seguinte.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.