Um centro de jardinagem está contabilizando o prejuízo depois que um animal misterioso invadiu o local, durante a noite, e comeu mais de R$ 70 mil em carpas japonesas ornamentais Koi. O caso bizarro e caro ocorreu na cidade de Darlington, no nordeste da Inglaterra.
De acordo com Richard Scarr, proprietário do centro de jardinagem ‘Paddock Farm’, o primeiro ataque aconteceu no início do ano, ocasião em que descobriu os corpos dos peixes – sem cabeça – ao lado da piscina.
Sem entender o que poderia ter acontecido, ele recorreu ao circuito interno de segurança do estabelecimento. E, felizmente, as câmeras de monitoramento haviam registrado o crime e conseguiram ajudar na identificação do culpado: uma lontra faminta.
As imagens mostram o mamífero “do tamanho de um cachorro” saindo correndo da água do lago tarde da noite com suas presas na boca e caminhando casualmente pelo jardim.
“Descobri os corpos sem cabeça dos peixes ao lado das piscinas. A equipe tentou de tudo para pegar a lontra, que é tão grande quanto um cachorro de médio porte. Ela pegou todas as carpas japonesas do lago principal. O pior é que elas não comem o peixe inteiro, elas só comem as cabeças porque gostam do cérebro”,
conta Richard.
Richard explica que depois desse primeiro episódio criminoso contra os peixes, sua equipe tentou de tudo para capturar a lontra e mantê-la afastada, mas ela era mais esperta do que todos juntos.
Leia também:
- Tubarão gigante aparece morto de forma misteriosa em praia da Escócia
- Burro perdido é encontrado vivendo com rebanho de alces 5 anos depois
Assim, o animal fofinho, mas de apetite voraz, comeu todo o estoque de carpas ornamentais e deixou para trás um rombo financeiro considerável.
“Horrível, para dizer o mínimo, descer de manhã e ver isso. Tentamos tudo que podíamos, tentávamos acordar cedo de manhã para pegá-lo, mas simplesmente não conseguíamos encontrar um jeito. Colocamos novas cercas, fizemos tudo o que podíamos, mas não conseguíamos mantê-la afastado, não importa o que acontecesse”, lamenta o proprietário.
“Ela destruiu todo o nosso estoque de carpas Koi e muitos outros peixes no centro”,
completa Richard.
Por fim, a solução encontrada para proteger as carpas e todos os outros peixes foi transferi-los para dentro do estabelecimento. A medida, no entanto, tirou um pouco da beleza do centro de jardinagem.
“A falta de peixes do lado de fora levou a avaliações negativas online. As pessoas estão vindo aos jardins, obviamente os lagos parecem um pouco negligenciados porque estão vazios. Mas ouvimos falar de vizinhos e outras pessoas tendo seus peixes levados pela lontra, então não vale a pena arriscar novamente”, finaliza o proprietário, que não quer ter outro prejuízo milionário.