Uma baleia-jubarte virou um pequeno barco de pesca com dois marinheiros a bordo, após saltar da água sobre a embarcação. O incidente ocorreu na costa de Portsmouth, em New Hampshire, nos EUA, e foi registrado em vídeo. (Assista abaixo)
Nas imagens surpreendentes, é possível ver quando o grande mamífero emerge do mar e cai com parte do seu corpo sobre a parte de trás do barco. Em seguida, os dois homens são lançados na água e a embarcação com cerca de sete metros vira de lado antes de começar a afundar.
A gravação foi feita por pescadores que estavam a poucos metros de distância. Um deles, muito jovem, fica chocado com o que está vendo e paralisa por alguns segundos, antes de assumir o leme de seu barco e ir ao socorro das vítimas.
Colin Yanger postou o vídeo do naufrágio no Instagram com a legenda “sem feridos”. Informação que foi confirmada pela Guarda Costeira dos EUA.
Leia também:
- Festival de swing atormenta moradores de pequena vila na Grã-Bretanha
- Turista desmaia após ser mordida por cavalo da realeza britânica; assista!
Outro clipe mostra o casco do barco virado projetando-se da água, com uma legenda alertando as pessoas para não se aproximarem muito das baleias.
Já uma terceira gravação mostra o barco virado pela baleia sendo rebocado pela embarcação dos colegas que capturaram toda a cena.
A filmagem foi publicada pela primeira vez nas redes sociais na tarde de terça-feira (23), mas não foi confirmada a data exata do incidente.
Por que a baleia virou o barco?
O vídeo logo viralizou pelo mundo e foi parar entre os assuntos mais comentados. “Isso é loucura, as baleias não fazem isso por acidente”, observou uma pessoa. Outra escreveu: “Essa é uma fera furiosa. Qual é a história por trás?” Enquanto uma terceira comentou: “A baleia estava apenas brincando.”
Não está claro o que levou a jubarte a saltar tão perto do barco a ponto de cair sobre ele.
De acordo com o canal WGME, a baleia-jubarte, que se acredita ter cerca de dois anos de idade, foi avistada na fronteira entre Maine e New Hampshire na semana passada. O local fica perto de onde ela foi filmada em Portsmouth.
Embora as orcas sejam conhecidas por atacar barcos, as jubartes geralmente só se aproximam deles quando curiosas, em vez de irritadas ou se sentindo ameaçadas.
Além disso, as elas são geralmente consideradas dóceis, embora as pessoas que optam por nadar com elas corram o risco de serem atingidas pela cauda do animal se acabarem nadando em um ponto cego.
“Tem havido muito menhaden, que é um tipo de peixe pequeno de isca recentemente. Então, provavelmente, ele estava apenas procurando por comida”, conjecturou Dianna Schulte, da Blue Ocean Society for Marine Conservation.
As baleias-jubarte podem viver de 80 a 90 anos, crescer até 18,3 m de comprimento e pesar até 40 toneladas. Elas precisam devorar a incrível quantidade de 1365 quilos de comida todos os dias e sua dieta consiste em krill e peixes pequenos.
Eles quase foram levados à extinção pela caça às baleias no início do século XX, mas se recuperaram bem.