Um homem ficou cego de um olho depois que uma infecção dentária se espalhou pelo seu rosto. O caso aconteceu no Reino Unido e Terry não imaginava que extrair um dente, devido a um abscesso persistente na gengiva, iria mudar sua vida para sempre.
Terry precisou ser levado às pressas para o hospital Hospital Addenbrooke, em Cambridge, poucos dias após passar pelo procedimento no consultório de um dentista local.
Na ocasião, toda a região de seu globo ocular inchou rapidamente e ele começou a se sentir mal.
O caso de Terry foi documentado na série ‘The Face Doctors’, que acompanha ao vivo esse tipo de ocorrência e mostrou a luta dos médicos para remover a infecção potencialmente fatal.
“As infecções dentárias podem ser muito perigosas porque se se espalharem para a cavidade ocular, ele poderá perder a visão. Além disso, ele pode ficar com uma desfiguração significativa”,
explicou o cirurgião bucomaxilofacial Shadi Basyuni, ao programa.
Momentos antes da operação, quando os profissionais de saúde ainda analisavam a protuberância, o oftalmologista Cornelius Rene destacou a urgência da situação:
“Se deixarmos isso por mais tempo, ele poderá rapidamente entrar em falência múltiplas de órgãos, de modo que seus pulmões poderão falhar, seus rins poderão falhar, e isso realmente tem uma taxa de mortalidade bastante alta”, disse Cornelius.
Por fim, Terry foi submetido a cirurgia de emergência e seu olho não pôde ser salvo. Deixando-o irreconhecível e cego por causa de uma infecção dentária, que deveria ser uma intercorrência simples de tratar.
“Se se espalhar para a cavidade ocular, ele poderá perder um olho, se se espalhar para a corrente sanguínea, ele poderá ficar mal de forma geral e chamamos isso de sepse, que pode ser fatal”, pontuou o cirurgião bucomaxilofacial.
Oito semanas após a operação, o programa foi até o paciente e o encontrou recuperado. Apesar de estar cego de um olho, Terry se mostrou feliz por ter sobrevivido e agradeceu aos médicos e enfermeiros que lutaram contra o tempo para remover a infecção dentária fatal.
“Todas as pessoas que me viram, toda a equipe, até mesmo na sala de operações, havia muita gente lá. Todos eles fizeram um trabalho fantástico, estou muito grato a eles”,
falou Terry, dias após a operação, à equipe do ‘The Face Doctors’.