Adolescente descobre gêmea roubada após ver garota parecida com ela no TikTok

Uma gêmea roubada de seus pais foi descoberta depois que sua irmã a encontrou por acaso enquanto passava o tempo no TikTok. O caso bizarro ocorreu na Geórgia e faz parte de um escândalo de sequestro e venda de bebês no país.

Adolescente descobre gêmea roubada após ver garota parecida com ela no TikTok
Foto: Reprodução/ABC News

Tudo começou quando a adolescente Elene Deisadze estava navegando pela rede social, em 2022, e se deparou com o perfil de uma garota chamada Anna Panchulidze, que se parecia de forma assustadora com ela, como se fosse quase um reflexo. 

Meses depois, as duas começaram a conversar e se tornaram amigas. “Nos tornamos amigas sem suspeitar que poderíamos ser irmãs, mas ambas sentimos que havia um vínculo especial entre nós”, contou Elene, em entrevista. 

Ainda surpresas com tamanha semelhança, mas sem entender o motivo, elas continuaram mantendo contato. Até que, no verão de 2023, os pais de ambas contaram, de forma independente, que elas haviam sido adotadas

As adolescentes então cogitaram a possibilidade de serem parentes e, determinadas a colocarem um fim no mistério, decidiram fazer um teste de DNA. No entanto, o resultado mostrou algo muito mais incrível: elas são gêmeas idênticas.

“Tive dificuldade para processar as informações e aceitar a nova realidade: as pessoas que me criaram por 18 anos não são meus pais. Mas não sinto raiva alguma, apenas imensa gratidão às pessoas que me criaram e alegria por encontrar minha carne e meu sangue”,

disse Anna, sobre a descoberta. 

Mãe adotiva da gêmea roubada descoberta no TikTok

Lia Korkotadze, mãe adotiva de Elene, Lia Korkotadze, explicou que ela e o marido decidiram adotar uma criança quando descobriram que não poderiam ter filhos biológicos, cerca de um ano depois de casados. 

No entanto, as listas de espera “incrivelmente longas” dos orfanatos eram um empecilho para que o sonho se concretizasse. Até que, em 2005, um conhecido lhe contou sobre um bebê de seis meses disponível para adoção em um hospital local, mediante ao pagamento de uma taxa.

Segundo Lia, ela pensou que aquela era sua chance de ser mãe e concordou com a adoção supostamente legal

“Eles trouxeram Elene direto para minha casa. Foram necessários meses de atrasos burocráticos excruciantes para formalizar a adoção no tribunal”, afirmou a mulher, que disse nunca ter suspeitado que havia “algo ilegal” na adoção da filha e muito menos que ela fosse uma gêmea roubada de alguém

Roubo de bebês

Longe de ser um caso inocente de separação no nascimento, as gêmeas que se encontraram no TikTok estão entre milhares de crianças georgianas que foram vendidas ilegalmente em um escândalo de tráfico de bebês que durou décadas.

De acordo com a imprensa local, o esquema, descoberto por jornalistas e famílias em busca de parentes perdidos, envolveu bebês roubados de suas mães — muitas das quais foram informadas de que haviam morrido — e depois vendidos a pais adotivos na Geórgia e no exterior.

Leia também:

Uma investigação jornalística descobriu que as adoções ilegais ocorreram ao longo de mais de 50 anos, orquestradas por uma rede de maternidades, creches e agências de adoção que conspiraram para tirar as crianças de seus pais, falsificar certidões de nascimento e colocá-las com novas famílias em troca de dinheiro.

“Foi dito às mães que seus bebês morreram logo após o nascimento e foram enterrados no cemitério de um hospital. Na verdade, os hospitais não tinham cemitérios, e os bebês estavam sendo secretamente levados e vendidos para pais adotivos”,

explicou a jornalista Tamuna Museridze, que iniciou a investigação e descobriu a operação de venda em massa de bebês.

Ela destaca, no entanto, que enquanto alguns pais foram enganados acreditando que tudo se passava dentro da legalidade, outros estavam cientes de que estavam comprando um bebê de forma ilegal.

Tamuna diz ter evidências de que pelo menos 120.000 bebês “foram roubados de seus pais e vendidos” entre 1950 e 2006, quando medidas antitráfico do presidente reformista Mikheil Saakashvili acabaram anulando o esquema.

O caso das gêmeas Elene e Anna que se encontraram pelo TikTok lembra a história de Anna Sartania e Tako Khvitia, que também eram gêmeas e se reencontram após se conhecerem pelas redes sociais. 

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.