Homem descobre que cérebro está vazando pelo nariz após apresentar coriza

Um homem que achava que tinha o nariz escorrendo constantemente ficou surpreso ao descobrir que, na verdade, era seu próprio cérebro que estava vazando pela cavidade nasal. A história bizarra foi registrada com um paciente de 20 anos na Síria. 

Homem descobre que o cérebro estava vazando após nariz começar escorrer
Homem descobre que o cérebro estava vazando após nariz começar escorrer. (Foto: Freepik/Ilustrativa)

De acordo com o Journal of Medical Case Reports, os sintomas começaram depois que o jovem sofreu um ferimento em um acidente de carro e recusou tratamento na época.

Algum tempo depois, ele passou a apresentar convulsões, dores de cabeça e coriza, mas em momento algum desconfiou que pudesse estar com uma lesão cerebral, para ele tudo não passava de um resfriado

Quando finalmente o rapaz procurou atendimento médico, exames de imagem revelaram que o fluido de seu cérebro estava vazando por orifícios no crânio, em uma condição chamada encefalocele traumática.

Os médicos que o atenderam identificaram ainda que o líquido transparente que escorria constantemente de suas narinas era o fluido transparente que protege o cérebro e a coluna vertebral, chamado líquido cefalorraquidiano (LCR).

Homem descobre que o cérebro estava vazando após nariz começar escorrer
Exame do homem que estava com o cérebro vazando pelo nariz. (Imagem: Journal of Medical Case Reports)

Segundo a publicação, um defeito de nascença que afeta um em cada 10.400 nascimentos permite que a camada de tecido que protege o cérebro vaze e, em alguns casos, partes do cérebro junto. 

No caso do jovem sírio, no entanto, o problema foi causado por um traumatismo craniano significativo. A taxa específica de encefalocele nasal, como a sofrida pelo paciente em questão, é ainda mais rara, com especialistas médicos afirmando que ela ocorre em cerca de 40.000 nascidos vivos nos EUA por ano.

Leia também:

Após os médicos descobrirem que o cérebro do rapaz estava vazando pelo seu nariz, ele precisou ser internado em um Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por um mês e passou por vários exames. 

Uma cirurgia foi recomendada, mas o paciente recusou. Um mês depois, ele retornou e finalmente concordou com o procedimento cirúrgico. Os profissionais então reconstruíram seu crânio e substituíram a matéria que havia vazado.

O relato do caso diz: “A cirurgia foi feita por um especialista que devolveu os tecidos cerebrais herniados à sua localização normal, reparou as meninges e reconstruiu a base do crânio com cimento ósseo e biocola. A recuperação do paciente após a cirurgia foi tranquila.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.