Escócia planeja usar IA para prever crimes e impedir que eles aconteçam

Chefes de polícia da Escócia estão planejando usar inteligência artificial (IA) para prever e prevenir crimes no futuro. O projeto vai de encontro com o filme de ficção científica Minority Report, de 2002, estrelado por Tom Cruise, no qual a polícia usa médiuns para impedir crimes antes que eles aconteçam.

Escócia planeja usar IA para prever crimes antes que aconteçam
Escócia planeja usar IA para prever crimes e evitá-los. (Imagem: Reprodução/Filme Minority Report)

A medida foi delineada em uma conferência sobre biometria, IA e outras tecnologias, organizada pela Autoridade Policial Escocesa (SPA), em Edimburgo nesta semana. Na ocasião, o subchefe de polícia Andy Freeburn disse que a polícia quer explorar os limites do que a IA pode alcançar, mas que antes é importante ter uma “conversa com o público escocês”.

Comentando sobre possíveis preocupações éticas, a chefe de polícia Jo Farrell comparou o uso da IA para prever crimes ao uso da inteligência artificial na medicina

“Pesquisadores e médicos falam sobre IA em um ambiente de saúde e há pouca resistência a isso. Ninguém levanta as mãos e exige explicações sobre o motivo pelo qual a IA está sendo usada para detectar e identificar uma doença específica em um estágio inicial”,

disse Farrell. 

A chefe de polícia ainda destacou que a IA já faz parte da sociedade “e nossos dados já estão sendo usados” a todo momento. “No entanto, quando falamos sobre isso em um contexto policial, imediatamente estamos falando de prevenção de danos versus direitos e liberdades”, ponderou ela, sem seguida. 

O professor Paul Wiles, ex-comissário para a Retenção e Uso de Material Biométrico do Governo do Reino Unido, se mostrou mais cauteloso e alertou que permitir que a IA “tome decisões” no sistema de justiça criminal pode causar “erros judiciais”.

Como IA pode prever crimes

Segundo o projeto, os sistemas de IA irão pegar grandes quantidades de dados disponíveis e usar algoritmos para tentar prever o risco de crimes, para que os policiais possam tentar preveni-los.

Vale destacar que uma equipe da Universidade de Chicago desenvolveu um algoritmo que afirma ser capaz de prever crimes com uma semana de antecedência, com 90% de precisão.

A tecnologia também poderia ser usada para avaliar o risco de permitir que suspeitos sejam soltos sob fiança e em investigações. Já que a IA pode identificar padrões e ligações em evidências e analisar dados mais rapidamente do que os humanos.

Um sistema de IA testado pela Polícia de Humberside, por exemplo, informa o perfil dos maridos de vítimas de abuso doméstico quando elas ligam para o 999. O que auxilia no atendimento da ocorrência, pois pode levantar alertas sobre o homem ter porte de arma, ser violento, etc.

Leia também:

Apesar das vantagens do uso da IA na polícia, Fiona Douglas, diretora de serviços forenses da SPA, destacou que é preciso ter uma ambição equilibrada e cautelosa.

Minority Report

Em tempo, o conto de ficção científica ‘Minority Report’, escrito por Philip K. Dick e no qual se baseou o filme homônimo, o grande debate gira em torno do livre arbítrio de cada indivíduo sobre as possibilidades de diversos futuros potenciais. Ou seja, uma previsão gerada por IA ou por um vidente especial (como na ficção) não pode ser considerada 100% certa até que de fato aconteça

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.