Lagosta ultrarrara é enviada por engano a restaurante em vez de aquário

Uma lagosta laranja ultrarrara que deveria ser enviada para um aquário de vida marinha foi entregue acidentalmente em um restaurante e quase foi parar na panela. O crustáceo batizado de ‘Crush’ é tão incomum que só é encontrado a cada 30 milhões de indivíduos da espécie. O caso aconteceu em Pueblo, Colorado (EUA). 

Lagosta ultrarrara é enviada por engano a restaurante em vez de aquário
Lagosta ultrarrara é enviada por engano a restaurante em vez de aquário. (Foto: Reprodução)

Não está claro como o incidente aconteceu, mas felizmente a equipe notou a tonalidade vibrante da rara criatura marinha.

“Elas [lagostas] são marrom-escuro, com talvez algumas pequenas manchas ou pontos de descoloração, então ter um que era laranja brilhante e que nenhum de nós nunca tinha visto foi definitivamente um choque”,

disse Kendra Kastendieck, gerente geral do Pueblo Red Lobster, à Fox 31.

Ainda conforme a gerente, a lagosta laranja ultrarrara foi colocada no tanque de crustáceos vivos do restaurante, onde eles ficam até serem escolhidos pelos clientes para consumo, e chamou atenção. “Na verdade, vários clientes a viram no tanque do nosso saguão e perguntaram por que temos uma lagosta cozida em nosso tanque“, acrescentou ela. 

Depois da grande aventura, Crush, que recebeu esse nome em homenagem à lendária defesa do time de futebol americano Broncos, chegou em segurança à sua nova casa na quarta-feira (17) e agora leva a vida como a atração principal do Downtown Aquarium, em Denver. 

A tonalidade incomum da abóbora da lagosta laranja é causada por um defeito genético extremamente raro que faz com que o animal produza uma proteína conhecida como carotenoide em quantidade insuficiente.

Essa proteína normalmente dá às lagostas uma cor marrom lamacenta, o que as ajuda a se camuflar nas profundezas turvas do oceano. 

“A falta de uma ou mais proteínas pode se manifestar em cores diferentes, incluindo azul, amarelo e laranja”,

explicou o Downtown Aquarium à Fox 31.

Segundo algumas estimativas, há apenas uma chance em 30 milhões de uma lagosta nascer laranja, de acordo com o Instituto da Lagosta da Universidade do Maine.

Outra lagosta laranja ultrarrara foi poupada de se tornar o jantar de alguém após ser resgatada de um supermercado em Massachusetts, em 2018. Na ocasião, o crustáceo colorido, que foi avistado em um carregamento de lagostas por funcionários do estabelecimento, foi doado a um aquário local.

Os espécimes laranja são cerca de 15 vezes mais raros que as lagostas azuis, que nascem a uma taxa de cerca de uma em 2 milhões.

No entanto, as lagostas mais raras são as albinas, que nascem completamente brancas e não ficam vermelhas quando cozidas. Apenas 1 em cada 100 milhões de lagostas é albina.

Leia também:

A coloração incomum da lagosta é resultado de mutações genéticas que alteram a quantidade da proteína carotenoide produzida pelos crustáceos.

“O azul é um defeito genético, pois as lagostas estão produzindo mais de uma determinada proteína do que o normal. Combinado com sua pigmentação normal, forma uma cor azul. Mas eles ficam vermelhos quando são cozidos, como os outros”, disse o curador do Aquário Nacional, Jay Bradley, à National Geographic.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.