Um vídeo que registrou um suposto OVNI (Objeto Voador Não Identificado) em Contagem, na Grande Belo Horizonte (BH), Minas Gerais (MG), viralizou nas redes sociais. As imagens foram publicadas na rede social X pelo estudante de odontologia Pedro Luiz Corrêa Araújo, de 20 anos. (Assista abaixo)
De acordo com Pedro, ele filmou o objeto voador com luzes azuis e vermelhas quando saía da faculdade na noite de segunda-feira (19).
“Ontem saindo da faculdade olhamos pra cima e simplesmente voando no céu de Contagem City um OVNI estático no céu em absoluto silêncio”,
contou o jovem na postagem, feita na manhã de terça-feira (20).
As imagens mostram algo, aparentemente, pairando no céu noturno, enquanto luzes vermelhas e azuis piscam continuamente. Na gravação, é possível ouvir Pedro e os colegas da faculdade conversando sobre o suposto OVNI de Contagem, na Grande BH. Os jovens parecem incrédulos e tentam encontrar uma explicação para o que estão vendo.
Pedro também publicou uma fotografia, na qual é possível ver que o suposto Objeto Voador Não Identificado está bastante alto no céu.
Vídeo do OVNI em Contagem, na Grande BH, Minas Gerais
Veja as imagens gravadas pelo estudante:
Fotos do OVNI na Grande BH
Pedro também mostrou as fotos que conseguiu tirar com seu celular:
Mais tarde algumas pessoas informaram que o suposto OVNI de BH se tratava apenas de uma pipa com luzes de led. Um vídeo gravado com maior nitidez mostra o objeto. Veja:
OVNIs no Brasil
A história do OVNI em Contagem, na Grande BH, Minas Gerais, viralizou menos de uma semana após o Arquivo Nacional tornar públicas conversas de profissionais da aviação que relataram o avistamento de OVNIs no Brasil.
Os registros foram feitos aos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB). Cerca de 30 deles foram feitos só em 2023 e a maioria no sul do país.
OVNI no Brasil em Santa Catarina
Em um deles, feito na madrugada de 7 de fevereiro do ano passado, um piloto informou que viu uma “uma bola pequena a grande” que se movia em velocidade “dez vezes maior que a de um avião comercial” no céu de Navegantes, em Santa Catarina. Ele ainda destaca que o que está vendo é parecido com outros avistamentos da região.
Leia também:
- Turistas filmam óvni impressionante em Ibiza: assista!
- Sacada de vidro de shopping no México quebra e deixa mortos e feridos: vídeo
No Rio Grande do Sul
Já em abril, um piloto informou à torre ter visto um óvni estático, que trocava de cor, de branco para laranja, quando se preparava para pousar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
“Nesta semana, o observador relata ser o quarto dia que observa tal objeto“, diz um trecho de um dos documentos do Cindactas.
“Com certeza que não se trata de estrela. Desapareceu novamente, com certeza não se trata de estrela. Tem mais gente vendo, não estou doido, não”,
diz um piloto.
Estação Espacial
O Arquivo Nacional também divulgou registros feitos nos anos anteriores. Em 1º de outubro de 2007, um piloto da TAM (atual Latam) desviou o avião de um OVNI que acreditava ser uma “estação espacial” quando o avião sobrevoava a cidade de Santarém (PA) a uma altitude de 39 mil pés (cerca de 11,9 mil metros).
Na ocasião, a tripulação avistou um objeto luminoso se deslocando de leste a oeste, que inclusive era acusado no Sistema Anticolisão de Bordo. A situação ocorreu por volta das 6h43.
“O piloto informou ainda que a referida luz acompanhou o voo até próximo de SBBE [aeroporto de Belém] e que achava ser uma estação espacial”,
diz o documento
O mesmo OVNI visto pelo piloto da TAM foi avistado pela tripulação da extinta Varig Log aproximadamente às 7h12 durante um voo entre Miami (EUA) e Manaus.
Existem ainda dezenas de registros de OVNIs no Brasil divulgados pelo Arquivo Nacional. Todos podem ser acessados por qualquer pessoa que tenha interesse no assunto.