Um pescador foi parar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após ser atingido pela cauda de uma baleia em um acidente bizarro. Jordan Mainstone, de 40 anos, foi golpeado com tanta força no rosto pelo chicote do animal que ficou inconsciente e teve a coluna danificada. O caso aconteceu na Gold Coast de Queensland, na Austrália, na manhã de domingo (19).
De acordo com a mídia local, ele estava sentado em seu pequeno barco, parado sobre a água, quando sofreu o golpe. “É extraordinário. Faço isso há 22 anos e nunca ouvi falar de uma baleia atingindo alguém em um barco parado” disse John Murray, do Resgate Marinho de Nova Gales do Sul, em entrevista.
Os pilotos de jet ski Brady e Adam Bell testemunharam o acidente e ligaram para os serviços de emergência pouco antes das 9h. Em entrevista, um deles afirmou ter ficado perplexo quando viu o exato momento em que a baleia “colidiu” com o homem sentado em seu barco.
“Foi pura falta de sorte, um momento ruim, o barco chegou, a baleia apareceu e foi simplesmente inevitável”,
contou Adam.
Scott Brown, um dos socorristas que atendeu a ocorrência, afirmou que quando recebeu a ligação sobre um pescador ter sido atingido pela cauda de uma baleia, enquanto estava sentado em seu barco, chegou a duvidar da história.
“Já tivemos barcos em contato com baleias antes, mas não uma pessoa sentada em um barco. No começo, você fica um pouco descrente do que aconteceu, mas mesmo assim responde, e quando chegamos lá, foi isso mesmo que descobrimos que tinha acontecido”, disse Scott à ABC News.
Leia também:
- Tubarão-branco gigante persegue caiaques durante pescaria: assista!
- Baleia-jubarte salta sobre barco e vira a embarcação nos EUA; assista!
Apesar de improvável, o golpe foi tão forte que deixou Jordan inconsciente e os paramédicos pensaram que ele tinha quebrado o pescoço. Segundo o socorrista, o pescador ferido foi levado para o hospital da Gold Coast University Hospital e estado de saúde é considerado estável apesar da gravidade.
Após o acidente, a Polícia de Queensland emitiu um alerta lembrando a população que a região está na temporada de migração de baleias e que todos devem ficar atentos durante pescarias ou passeios de barcos.
“Pedimos a todos os barqueiros que sempre usem coletes salva-vidas. Felizmente, este homem permaneceu em seu barco [após perder a consciência]”,
disse um porta-voz da polícia.
A temporada vê baleias-jubarte e baleias-francas-do-sul passarem por Sydney enquanto migram ao longo da Costa Leste da Austrália, indo para o norte nos meses mais frios de junho e julho. Elas retornam para o sul entre setembro e novembro.