O piloto de um avião morreu durante um voo internacional entre o Cairo, no Egito, e Taif, na Arábia Saudita, e o copiloto precisou realizar uma aterrissagem de emergência. A aeronave envolvida no incidente é um Airbus A320 da companhia aérea egípcia Sky Vision Airlines.
De acordo com o site ‘The Aviation Herald’, que registra incidentes aéreos do mundo todo, o comandante sofreu um mal súbito e o copiloto realizou o pouso de emergência no Aeroporto Rei Abdulaziz, na cidade de Jedá, também em território saudita e a cerca de 170 km do destino original.
Passageiros foram informados de que piloto morreu no voo
Na ocasião, os passageiros do voo foram informados, quando a aeronave sobrevoava o mar vermelho, de que o avião iria desviar da rota devido ao falecimento do piloto. Em entrevista ao site Al-Arabiya, um representante da Sky Airlines afirmou que a morte foi anunciada para evitar pânico quando os viajantes percebessem a mudança no trajeto.
“Um Airbus A320-200 da Sky Vision Airlines em nome da Nesma Airlines, registro SU-SKC realizando o voo NE-130 do Cairo (Egito) para Taif (Arábia Saudita), estava a caminho do FL310 sobre o Mar Vermelho a cerca de 150 nm a noroeste de Jeddah (Arábia Saudita) quando o primeiro oficial disse aos passageiros via PA que o capitão tinha acabado de morrer e que eles precisavam desviar para Jeddah. A aeronave pousou com segurança na pista 34C de Jeddah cerca de 30 minutos depois”, diz a nota do ‘The Aviation Herald’.
O jornal ‘Israel Hayom’ noticiou que o copiloto usou o sistema de som da aeronave para informar que seu “irmão e amigo” havia falecido e ainda se desculpou pelo pouso na cidade que não era destino final do voo NE 130.
Leia também:
- Burro perdido é encontrado vivendo com rebanho de alces 5 anos depois
- Pessoa é sugada por motor de avião em aeroporto de Amsterdã; vídeos!
Ainda conforme a companhia aérea, o comandante havia passado por exames médicos há três meses e sua saúde estava em perfeito estado. O cardiologista Jamal Shaaban falou sobre o assunto com o jornal ‘Arabia Weather’ e explicou que tudo indica que o piloto morreu depois de sofrer um ataque cardíaco.
O piloto morreu durante o voo no dia 12 de junho, mas o caso só veio a público no fim desta semana.