Quedas de avião em Agosto são consideradas marcos sombrios na história da aviação, afinal, este é o mês dos grandes desastres aéreos dos voos.
Quedas de Avião em Agosto são as maiores da história
2 dos 10 acidentes aéreos com maior número de vítimas aconteceram em Agosto, sendo um deles a queda de avião com o maior número de vítimas já registrado.
Voo Japan Airlines 123
- 12 de agosto de 1985
- 520 vítimas morreram a bordo de um Boeing 747SR, da Japan Airlines
- o voo doméstico Voo Japan Airlines 123 saiu do Aeroporto de Haneda em Tóquio para o Aeroporto de Itami em Osaka, no Japão
- 12 minutos após a decolagem caiu no cume do Monte Osutaka
- das 524 pessoas a bordo, apenas 4 sobreviveram.
- sofreu uma súbita descompressão explosiva causada por uma falha estrutural provocada por um reparo mal feito anos antes
O Voo Japan Airlines 123 foi o maior acidente aéreo envolvendo apenas um avião. O número de vítimas perde apenas para a tragédia na ilha espanhola de Tenerife, quando dois aviões comerciais se chocaram em solo e deixaram 583 mortos, e para os atentados terroristas de 11 de setembro, provocados pelo impacto dos aviões contra o World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, com 2.996 vítimas.
Voo Saudia 163
- 19 de agosto de 1980
- matou 301 pessoas
- ocorreu um incêndio no compartimento de cargas do Voo Saudia 163, ocorrido logo após a decolagem do Aeroporto Internacional de Riade
- o comandante conseguiu realizar um pouso de emergência com sucesso em Riade, mas os 287 passageiros e os 14 tripulantes morreram por inalação de fumaça. Ninguém sobreviveu.
O Lockheed L-1011-200 TriStar tinha como destino Jidá, na Arábia Saudita.
Esse é o sétimo maior desastre da história da aviação comercial.
Demais quedas de avião em agosto que chocaram o mundo
Em agosto de 1985, ao todo 720 passageiros e tripulantes morreram em acidentes com avião.
Além dos 524 mortos no desastre aéreo do Japão:
- 137 pessoas perderam suas vidas quando um Lockheed L-1011 TriStar, que operava o voo doméstico 191 da Delta, encontrou-se com um turbilhão de vento chamado “microburst’, já perto do Aeroporto de Dallas (EUA). A aeronave chocou-se contra o solo a menos de dois quilômetros da pista, e na sequência contra um carro e contra dois tanques de água.
- 55 pessoas morreram a bordo do voo 28M da British Airtours no Aeroporto de Manchester, Inglaterra, vítimas de um incêndio ocorrido antes da decolagem. A maioria faleceu devido a inalação de fumaça. Oitenta e duas pessoas sobreviveram.
- 6 passageiros e 2 tripulantes do voo 1808 da Bar Harbor Airlines morreram quando a aeronave caiu na pista do Aeroporto Municipal de Auburn/Lewiston (EUA) durante a aproximação final.
Leia também: