Sexta-feira 13 é considerada por muita gente o “dia do azar“, e gera muitas dúvidas sobre o significado, o motivo e desde quando a data tem essa curiosidade.
Sexta-feira 13: a história por trás do mito
Tanto o número 13 quanto a sexta-feira são historicamente considerados “azarados”. É difícil afirmar ao certo qual é a origem da história que cerca a sexta-feira 13, mas em diversas mitologias a data é associada ao “azar“.
Para o Cristianismo, o número 13 é ligado ao azar por conta da última ceia de Jesus. Na ocasião havia 13 pessoas, incluindo Jesus, e aconteceu antes da crucificação e morte de Jesus, em uma sexta-feira.
Ainda sobre o Cristianismo, no livro do Apocalipse, o último da Bíblia, o fim do mundo começa no capítulo 13. Grandes episódios bíblicos teriam acontecido em sextas-feiras 13, como:
- A última ceia de Cristo, que contou com 13 pessoas e aconteceu em uma sexta;
- Adão e Eva comeram o fruto proibido da Árvore do Conhecimento em uma sexta-feira 13;
- A Arca de Noé zarpou no Grande Dilúvio também em uma sexta 13;
- O Templo de Salomão foi derrubado em uma sexta 13;
- Caim assassinou Abel, seu irmão em uma sexta 13;
Como evitar o azar?
Entre os mitos, na sexta-feira 13 é recomendado ter cuidado para não quebrar espelhos, não cruzar caminho com gatos pretos e também não passar de baixo de escadas. Isso ajudaria a afastar a má sorte.
LEIA TAMBÉM:
- Jon Bon Jovi salva mulher que iria pular de ponte nos EUA; assista!
- Por que levamos choque do nada? Veja o motivo
Mitologia Romana
Para a mitologia romana, o número 12 era considerado perfeito, já que representava os signos do zodiaco, e o 13 acabava com a perfeição. Já a sexta-feira era o dia que aconteciam as execuções dos condenados à morte.
Fama nos cinemas
Nos anos 80, a data ganhou fama nas telas de cinema com o serial killer e ícone do terror trash, Jason Voorhees, da franquia dos filmes “Sexta-feira 13”. Outro ícone da cultura que ajudou a aumentar a fama da data foi “O Código Da Vinci”, que defendeu que a superstição teve início quando os Cavaleiros Templários foram presos em uma sexta-feira 13.
Não são todos que acreditam no mito da sexta-feira 13, de qualquer forma, a data está entre umas das mais famosas e todos os anos é lembrada quando aparece nos calendários.