Sexta-feira 13: qual o significado do ‘dia do azar’?

Sexta-feira 13 é considerada por muita gente o “dia do azar“, e gera muitas dúvidas sobre o significado, o motivo e desde quando a data tem essa curiosidade.

sexta-feira-13-significado
Foto: Adobe Stock

Sexta-feira 13: a história por trás do mito

Tanto o número 13 quanto a sexta-feira são historicamente considerados “azarados”. É difícil afirmar ao certo qual é a origem da história que cerca a sexta-feira 13, mas em diversas mitologias a data é associada ao “azar“.

Para o Cristianismo, o número 13 é ligado ao azar por conta da última ceia de Jesus. Na ocasião havia 13 pessoas, incluindo Jesus, e aconteceu antes da crucificação e morte de Jesus, em uma sexta-feira.

Ainda sobre o Cristianismo, no livro do Apocalipse, o último da Bíblia, o fim do mundo começa no capítulo 13. Grandes episódios bíblicos teriam acontecido em sextas-feiras 13, como:

  • A última ceia de Cristo, que contou com 13 pessoas e aconteceu em uma sexta;
  • Adão e Eva comeram o fruto proibido da Árvore do Conhecimento em uma sexta-feira 13;
  • A Arca de Noé zarpou no Grande Dilúvio também em uma sexta 13;
  • O Templo de Salomão foi derrubado em uma sexta 13;
  • Caim assassinou Abel, seu irmão em uma sexta 13;

Como evitar o azar?

Entre os mitos, na sexta-feira 13 é recomendado ter cuidado para não quebrar espelhos, não cruzar caminho com gatos pretos e também não passar de baixo de escadas. Isso ajudaria a afastar a má sorte.

LEIA TAMBÉM:

Mitologia Romana

Para a mitologia romana, o número 12 era considerado perfeito, já que representava os signos do zodiaco, e o 13 acabava com a perfeição. Já a sexta-feira era o dia que aconteciam as execuções dos condenados à morte.

Fama nos cinemas

Nos anos 80, a data ganhou fama nas telas de cinema com o serial killer e ícone do terror trash, Jason Voorhees, da franquia dos filmes “Sexta-feira 13”. Outro ícone da cultura que ajudou a aumentar a fama da data foi “O Código Da Vinci”, que defendeu que a superstição teve início quando os Cavaleiros Templários foram presos em uma sexta-feira 13.

Não são todos que acreditam no mito da sexta-feira 13, de qualquer forma, a data está entre umas das mais famosas e todos os anos é lembrada quando aparece nos calendários.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.