Um vídeo que mostra o momento em que um enorme tubarão-branco emerge atrás de dois caiaques e começa a persegui–los viralizou nas redes sociais. A situação assustadora foi registrada na costa de Half Moon Bay, na Califórnia (EUA). (Assista abaixo)
Ian Walters e John-Patrick Thomas estavam pescando a cerca de 1,6 km do Porto de Pillar Point, na última terça-feira (13), quando avistaram a barbatana dorsal de um tubarão rompendo a superfície da água.
“Era um dia lindo, calmo e com neblina. Notei uma barbatana dorsal realmente grande. Mais abaixo, notei uma cauda muito grande. Nós dois apenas tentamos manter um ao outro calmo. Nós o observamos circular ao redor’,
contou Walters à estação de notícias local KRON4 .
O tubarão com cerca de 4,2 metros de comprimento então circulou o caiaque de Walters, antes de começar a seguir o caiaque de Thomas por vários minutos.
Vídeo do tubarão atrás dos caiaques
Apesar do medo, Walters conseguiu capturar o encontro em vídeo. A filmagem mostra o tubarão enorme deslizando pela água e seu tamanho imponente ofuscando os caiaques de 3,9 metros.
“Lá está ele. Você está bem?”, Walters perguntou a Thomas no vídeo. “Sim”, Thomas responde, fazendo o melhor que pode para manter a compostura.
Walters contou que moveu propositalmente seu caiaque em direção a Thomas para “parecerem maiores que dois caiaques” e tentou desviar a atenção do tubarão para um grupo de focas.
Já em terra, ele postou o clipe em seu Instagram e pediu que outros entusiastas de tubarões ajudassem a identificar que tipo de animal eles encontraram com base na aparência da barbatana dorsal.
Apesar do encontro próximo, o tubarão não demonstrou comportamento agressivo, pois parecia mais curioso do que qualquer outra coisa. Walters disse que está grato por ter vivenciado tal raridade.
“Foi bem mágico estar perto de um como aquele. O ápice dos predadores do ápice. Não foi nada agressivo. A experiência foi basicamente surreal”,
ele disse.
O tubarão acabou deixando os caiaques em paz depois de perder o interesse.
Veja:
Tubarão-Branco
O dr. Paul Kanive, do Projeto Tubarão-Branco da Califórnia, confirmou que o animal era um tubarão-branco e explicou que agosto é a época em que esses predadores migram para mais perto do litoral da Califórnia.
“Ele tem aquele formato clássico de triângulo (barbatana)”, explicou Kanive sobre a fácil identificação.
Leia também:
- Tubarão gigante aparece morto de forma misteriosa em praia da Escócia
- Ator de Piratas do Caribe morto por tubarão tinha medo dos predadores
Um estudo recente estimou que cerca de 300 grandes tubarões-brancos vivem na costa central da Califórnia