Um tubarão gigante encontrado morto em uma praia da Escócia assustou moradores e chegou a ser confundido com uma baleia devido às grandes proporções de seu corpo. Com mais de sete metros de comprimento, o animal estava com uma corda presa entre a boca e enrolada na cauda.
De acordo com a imprensa local, Yolanda McCall andava pela Praia Maidens, em Ayrshire, na noite do último domingo (30), quando se deparou com o “monstro marítimo”. “Ele estava enrolado em um longo laço de corda, em sua boca e preso em sua cauda. A criatura estava boiando na água e não conseguíamos dizer se estava viva ou morta”, contou ela.
Yolanda revelou ainda que em uma tentativa desesperada de salvar a vida do tubarão gigantesco, ela entrou no mar para tentar ajudá-lo, mas já era tarde demais:
“Eu queria tentar ajudá-lo, se ele estivesse vivo e se debatendo, então vesti uma roupa de mergulho e entrei na água para verificar. Infelizmente ele estava morto, mas parecia muito completo, uma morte recente. Talvez ele tenha se cansado de tentar se libertar”,
lamentou.
Em seguida, ela avisou equipes do British Divers Marine Life Rescue (BDLMR) e do Scottish Marine Animal Stranding Scheme (SMASS) sobre a descoberta do cadáver enorme e a necessidade de sua remoção da praia.
Imagens que viralizaram pelo mundo mostraram o animal morto tendo que ser recolhido por uma empilhadeira devido ao seu tamanho.
Até o momento, a causa da morte do tubarão não foi divulgada.
Tubarão gigante era um tubarão-frade
Posteriormente, o predador foi identificado como um tubarão-frade (Cetorhinus maximus), também conhecido como ‘Bruce Banguela’ por causa da falta de dentes.
A espécie é classificada como em perigo na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN / IUCN). São vulneráveis devido à caça comercial, principalmente por suas barbatanas, carne e óleo de fígado. E, também são vítimas frequentes da captura acidental.
Os tubarões-frades são a segunda maior espécie de tubarão e de peixe do mundo, ficando atrás apenas do tubarão-baleia, e podem atingir até 12 metros de comprimento e pesar até 6 toneladas.
Leia também:
- Mergulhador engolido por tubarão sobrevive por milagre: “caverna escura”
- Jovem é atacada por tubarão em águas rasas; brincava com os irmãos!
Eles são conhecidos por sua alimentação por filtração, consumindo grandes quantidades de plâncton enquanto nadam com a boca aberta. Podem filtrar até 2000 toneladas de água por hora para capturar alimentos.
As fêmeas dão à luz filhotes vivos após um longo período de gestação, que pode durar mais de um ano. Normalmente nascem de 1 a 6 filhotes de cada vez.