Um vídeo comovente que mostra o ‘urso preto mais triste do mundo’ viralizou depois que um visitante do Zoológico Jiulongtan Scenic Area, em Panzhou, no sudoeste da China, filmou o animal. Segundo o relato, o mamífero carnívoro de grande porte é alimentado com cenouras porque a carne é muito cara. (Assista abaixo)
As imagens chocantes mostram o urso negro surpreendentemente magro em seu recinto de concreto. Ele anda pelo local com dificuldade, suas pernas estão extremamente finas e ele tem uma cintura quase invisível.
O clipe foi compartilhado nas redes sociais por um visitante do zoológico que se disse horrorizado com o estado do animal. Ele contou que falou com o tratador a respeito da magreza do urso e foi informado de que a falta de turistas deixou o proprietário com poucas condições de alimentar os animais.
“O urso preto mais miserável do mundo. É tão fino que parece deformado. O tratador do zoológico disse que o proprietário ficou sem dinheiro e não há mais visitantes, então eles trocaram a alimentação por cenouras e vegetais todos os dias”,
afirmou o homem.
O vídeo revoltou internautas, que apelidaram o animal selvagem de o “urso preto mais triste do mundo”.
“Os animais do Zoológico de Panzhou são realmente maltratados. Eles não comem bem e o ambiente é péssimo. Não quero ir para lá depois de ter ido uma vez”, testemunhou uma pessoa que já visitou o local.
Outro escreveu: “O urso está com tanta fome quanto um cachorro” e um terceiro acrescentou: “Devolvam os animais à natureza”.
O vídeo do urso
Veja as imagens registradas pelo visitante:
O que dizem as autoridades chinesas
O Centro de Desenvolvimento da Industrialização do Turismo de Panzhou respondeu rapidamente às reivindicações e inspecionou o zoológico.
Segundo comunicado, o urso era alimentado com vegetais e pão de milho cozido no vapor desde filhote e se acostumou com a dieta. Agora, com mais de 10 anos, envelheceu e come muito menos devido à idade.
Leia também:
- Touro foge de arena de rodeio e ataca espectadores nos EUA; assista!
- Mulher desaparecida é encontrada dentro de píton gigante; imagens chocantes!
A afirmação foi confirmada pelo Gabinete de Recursos Naturais de Panzhou, que também investigou o incidente e prometeu continuar a monitorizar o urso em colaboração com outros departamentos.
A agência afirmou que outro urso negro que vive no zoológico está em condições normais e saudáveis.
Os críticos, por sua vez, não acreditam nas autoridades chinesas e apontam que o governo está apenas escondendo a situação real dos animais confinados no local.