Um youtuber de 19 anos ficou 12 dias sem dormir na tentativa de quebrar o recorde mundial de privação de sono e transmitiu a vigília pelas redes sociais. Enquanto Norme definhava na transmissão ao vivo, ambulâncias e carros de polícia se alinhavam, de prontidão, nas ruas do lado de fora de sua casa.
Quando completou 264 horas e 24 minutos sem dormir, Norme tinha 9 mil espectadores no ‘Rumble’, plataforma alternativa ao YouTube. A façanha teve seu preço, ele acabou banido de várias mídias sociais por transmitir esse tipo de conteúdo, que notadamente é um risco à saúde.
Durante a transmissão ao vivo, seu irmão Don o ajudou a ficar acordado empregando várias táticas, como jogar água nele e obrigá-lo a ficar de pé quando ele fica excessivamente fatigado.
Entre os recorde anteriores de não dormir está o de um homem chamado Randy Gardner, que ficou acordado por 11 dias seguidos quando tinha 17 anos, em 1964. Randy teria tido alucinações e confusão extrema, segundo cientistas que documentaram o experimento.
Posteriormente, outras duas pessoas ficaram acordadas por mais de 400 horas: McDonald e Maureen Weston. Mas em 1997, o Guinness World Records deixou de reconhecer o título devido aos “perigos inerentes associados à privação do sono”.
O caso de Norme gerou polêmica porque todas as tentativas anteriores de recorde tiveram profissionais médicos a bordo para monitorá-las, ao contrário do adolescente que não tinha nenhum tipo de assistência médica.
Leia também:
- Streamer chinesa morre ao vivo após comer por 10 horas durante transmissão
- Mulher com menor cintura do mundo usa espartilho 23 horas por dia
Com o passar dos dias, os fãs que assistiam a saúde do youtuber se deteriorando, sem que ele desistisse do desafio de ficar 12 dias sem dormir, começaram a ligar desesperadamente para serviços de emergência. O que fez com que as autoridades enviassem as várias ambulâncias e carros de polícia para o local.
Houve, por exemplo, períodos preocupantes na transmissão, nos quais Norme ficou deitado no chão, sem resposta, com seus amigos tentando acordá-lo, o que faz pensar que ele teve momentos de microssono. De qualquer forma, era possível perceber que ele enfrentava perda de consciência e estava sofrendo de alucinações.
O que acontece quando a pessoa fica sem dormir
Após apenas 24 horas sem dormir, as pessoas apresentam coordenação, memória e julgamento prejudicados. Estenda isso para 36 e sua saúde física começa a se deteriorar, com aumento da frequência cardíaca e pressão arterial sendo forçados pelo corpo para mantê-lo alerta.
Após dois dias de privação de sono, o corpo começa a “ficar offline”. Seus olhos não fecham e você pode estar ciente do que está acontecendo, mas seu cérebro essencialmente desliga para um “microsleep”, de até 15 segundos de descanso onde seu corpo tenta compensar.
Mais de três dias acordados, e as pessoas podem começar a sentir psicose.