Um zoológico da China enfrentou uma reação negativa depois de pintar cães para se parecerem pandas em uma tentativa desesperada de atrair multidões. As imagens dos filhotes de chow-chow correram o mundo e despertaram a curiosidade de centenas de pessoas que foram até o local para vê-los de perto.
De acordo com a mídia chinesa, os administradores do Zoológico de Taizhou, na província de Jiangsu, usaram cachorros do tipo spitz para o show dos pandas falsos. Para que os pets ficassem parecidos com os famosos ursos comedores de bambu, eles tiveram os pelos aparados e corpo pintado de preto e branco.
Em sua defesa, o zoológico empreendedor disse que apresentou os “cães panda” porque não tinha nenhum animal real para os visitantes verem.
Imagens das “exibições” foram compartilhadas nas redes sociais, levando alguns moradores a acusar o zoológico de crueldade animal. Mas uma esteticista local disse que corantes naturais são adequados para a maioria dos animais de estimação.
“As pessoas também tingem o cabelo. Tintura natural pode ser usada em cães se eles tiverem pelo longo. Não há ursos panda no zoológico e queríamos fazer isso. Muitas pessoas estão vindo visitá-los e você precisa entrar na fila. Você pode vê-los entre 8h30 e 17h”,
disse o porta-voz do parque.
Um vídeo da primeira aparição dos cães se tornou viral no Facebook, acumulando 37 mil visualizações e reunindo 1.200 curtidas na plataforma de mídia social.
“Eles são muito pequenos para correr tão rápido! Eu acho eles adoráveis”, comentou uma pessoa sobre os falsos pandas do zoológico da China. “Bem, essa é uma maneira extrema de cuidar dos seus cães enquanto você está no trabalho, rs”, brincou outra.
Em 2001, o Zoológico de Xiangwushan, em Xianning, província de Hubei, foi acusado de tentar fazer um cachorro se passar por um lobo. Na época, um visitante ficou surpreso ao encontrar o que parecia ser um rottweiler no recinto do animal selvagem.
Leia também:
- Domadora de ursos famosa é morta quando alimentava um dos animais
- Urso mais triste do mundo só come cenouras por causa do preço da carne
Ele publicou uma foto do cão dentro da jaula e escreveu: “Uau! Você é um lobo?”. Na sequência, no entanto, o sr. Xu contou que perguntou à equipe por que havia um cachorro no recinto do lobo e foi explicado que o animal selvagem havia morrido de velhice.
Mais tarde, administradores do zoológico confirmaram que o vira-lata estava sendo mantido lá apenas temporariamente, após a morte de seu primo distante, pois ele não tinha lugar para ficar e a jaula estava vazia.