Economia argentina supera previsões para dezembro, mas cai 10% em 2020

BUENOS AIRES (Reuters) – A atividade econômica da Argentina recuou 2,2% no último mês de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019, desempenho melhor do que a queda média de 2,6% projetada por analistas. Em 2020, a economia retraiu 10%, também melhor do que prognósticos iniciais do governo.

Bandeira da Argentina é erguida. 24/10/2019. REUTERS/Carlos Garcia Rawlins.

A economia da Argentina, em recessão desde 2018, foi duramente atingida pela pandemia da Covid-19 e por um longo período de lockdown imposto no país para conter novos casos, embora tenha havido sinais de retomada nos últimos meses, à medida que as restrições têm sido abrandadas.

A atividade econômica aumentou 0,9% em dezembro em relação ao mês anterior, informou o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec), no oitavo mês seguido de crescimento.

“Assim, (a economia) ficou acima do nível de março (de 2020) e apenas 3% abaixo dos níveis pré-Covid de fevereiro (de 2020)”, disse o Ministério da Economia em comunicado após os resultados.

“Depois de ter passado pelo momento mais agudo da pandemia… a atividade econômica conseguiu se recuperar no segundo semestre do ano”, acrescentou o ministério, dizendo que o resultado do ano foi melhor do que a queda inicialmente projetada para 2020, de 12,1%.

(Por Jorge Iorio e Hernan Nessi)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1N1GL-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa