Em Curitiba, desconto no IPTU vale para pagamento realizado até 10 de fevereiro

Em Curitiba, os contribuintes que querem pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 com desconto de 4%, têm até o dia 10 de fevereiro para fazer o pagamento à vista. Também é possível parcelar o pagamento – sem desconto – em até dez vezes, com vencimento entre 11 e 15 de cada mês.

Foto Divulgação Prefeitura de Curitiba

As cartas do IPTU 2021 já foram enviadas pela Prefeitura de Curitiba. A correspondência inclui o boleto para o pagamento à vista e para a primeira parcela, se for o caso. As demais parcelas precisarão ser geradas pelo próprio cidadão.

Aqueles que não receberam a carta e que desejam gerar o documento ou que desejam emitir as demais parcelas, devem acessar o Curitiba App ou ir até os núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, nas Ruas da Cidadania.

O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. É necessário ter em mãos a inscrição imobiliária ou indicação fiscal.

Curitiba App

Para utilizar o Curitiba App, é necessário fazer um cadastro e criar uma senha. O contribuinte pode colocar o IPTU entre suas preferências e escolher a identificação do imóvel por meio da inscrição imobiliária ou indicação fiscal. O usuário pode colocar e emitir as guias via Curitiba App de imóveis que não estejam vinculados ao seu CPF, inclusive de CNPJ.

É possível salvar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) em formato PDF, imprimir ou copiar o código de barras. A DAM pode ser paga nos bancos conveniados na boca do caixa, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. É possível pagar por meio de cartão de débito ou crédito ou ainda colocar em débito automático.

Os bancos conveniados para pagamento são: Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú/Unibanco, Sicredi, Sicoob e Mercantil.

Para quem optou pelo débito automático, independente do dígito, a primeira parcela será paga em 19 de fevereiro e as demais, todo dia 11. Quem quiser se cadastrar para pagar no débito automático precisa fazer a solicitação, diretamente em seu banco, nos canais de atendimento disponibilizados, 30 dias antes do vencimento da parcela (esse é o prazo que os bancos pedem para realizarem seus cadastros).

Datas IPTU 2021

10 de fevereiro – Prazo para pagamento à vista, com desconto de 4%.

11 a 15 de fevereiro – Prazo para pagamento da primeira parcela, em caso de parcelamento do IPTU.

IPTU 2020

Devido à pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Curitiba lançou um programa de refinanciamento de débitos de 2020 em até 36 vezes. O Refic-Covid-19 inclui a possibilidade de refinanciamento de IPTU e TCL com vencimento até 15/12/2020.

O prazo de adesão vai até 26 de fevereiro. Todo o processo é feito pela internet, pelo Portal da Prefeitura.

Colaboração Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.