Esgrimista que treina em Curitiba vai em busca de medalha na Paralímpiada

A delegação de Curitiba terá mais uma representante nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021. No mês de maio, a esgrimista Carminha Celestina de Oliveira recebeu o comunicado oficial da Confederação Brasileira de Esgrima – CBE confimando seu nome na Paralímpiada. Assim como os outros cinco paratletas que irão para Tóquio, Carminha é atleta beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba. 

Carminha Oliveira. Foto: Daniel Zappe

Natural de Foz do Iguaçu (Oeste), Carminha reside há vários anos em Curitiba, onde treina na Academia Mestre Kato pelo projeto de esgrima coordenado pela ADFP – Associação dos Deficientes Físicos do Paraná. As duas instituições também são beneficiárias do Programa de Incentivo ao Esporte coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). 

A atleta tem atrofia no membro inferior direito e vai participar pela primeira vez de uma Paralimpíada, onde irá jogar com as armas espada e florete da categoria A.

Histórico

O interesse pelo esporte despertou ao acompanhar as disputas dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e, neste mesmo ano, encontrou em Curitiba a estrutura necessária para a trajetória vitoriosa. O tênis de mesa foi o primeiro contato com o paradesporto, mas um convite para participar de uma aula experimental de esgrima em cadeira de rodas acendeu a paixão pela nova modalidade.

A determinação e a dedicação aos treinamentos premiaram Carminha com a primeira medalha de ouro, conquistada no Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas. 

O desempenho da esgrimista chamou a atenção da Confederação Brasileira de Esgrima, que em 2017 convidou a atleta para integrar a Seleção Brasileira de Esgrima em Cadeira de Rodas.

Neste mesmo ano, Carminha ficou com o bronze na I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas e em 2018, há apenas 2 anos praticando a esgrima, estava entre os cinco brasileiros convocados para a Copa do Mundo de Varsóvia, na Polônia.

A primeira conquista internacional de Carminha veio com a medalha de prata no campeonato Parapan-Americano, que aconteceu em 2018 na cidade de Saskatoon, no Canadá.

Em 2019 foi medalha de ouro na espada na I e II etapas do Circuito Nacional disputadas em São Paulo e participou do Campeonato Mundial de Esgrima na cidade de Cheongju, na Coréia do Sul.

Em 2020 a esgrimista foi indicada para o prêmio Mérito Esportivo 2020, na categoria Paratleta Feminino. A honraria é promovida anualmente pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, e valoriza os atletas que contribuem para promover esporte de Curitiba, levando consigo o nome da cidade aos pódios nacionais e internacionais.

Outros atletas

Além de Carminha Celestinha de Oliveira, estão confirmados os atletas Vitor Tavares, no badminton; Daniel Jorge da Silva e Anderson Rodrigues dos Santos da Seleção Brasileira de vôlei sentado, e a professora Mari Santilli, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e Adriana Azevedo, que vão disputar a Paralímpiada na canoagem.

Curitiba também enviará Rodrigo Ferla, técnico da seleção brasileira paralímpica de parataekwondo. As Paralímpidas serão disputadas nos dias 24 de agosto a 5 de setembro.

Informações da Prefeitura Municipal de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.