Está disponível o último boletim de balneabilidade da temporada 2021

Hoje, (12) foi emitido o nono e último boletim de balneabilidade, pelo Instituto Água e Terra (IAT). O relatório mostra que, somente Ponta da Pita, em Antonina, foi considerado ponto desfavorável para banho, além dos outros dez rios no Litoral, que já são permanentemente impróprios. O IAT afirma que as águas das praias e represas artificiais apresentaram boa balneabilidade na temporada de verão 2020/2021.

Foto: AEN

Durante a temporada, cinco locais tiveram a balneabilidade comprometida. “Tivemos quatro casos muito pontuais por conta da grande quantidade de chuvas, além da Ponta da Pita, que se manteve impróprio por toda a temporada em razão do lançamento irregular de esgoto presente por lá”, diz a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT em Curitiba, Beatriz Ern da Silveira. “A qualidade para banho traz segurança para os veranistas”.

O resultado do último boletim vale até o dia 18 de fevereiro.

Aplicativo

Para a temporada, foi criado o aplicativo Balneabilidade Estado do Paraná, para sistema Android, que auxiliou os veranistas na identificação dos pontos impróprios.

Pelo celular, é possível ver um mapa do local exato monitorado pelo IAT, sendo facilmente identificado com um ponto de referência, como uma rua ou um comércio.

Os boletins também foram divulgados no site do Instituto Água e Terra e no link do Verão Consciente.

Monitoramento

No período de maior fluxo de veranistas, o IAT monitora as águas do Litoral e da Costa Oeste e Norte para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.

Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas.

As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

Litoral

Os pontos monitorados ficam em Guaratuba (13), Matinhos (14), Pontal do Paraná (11), Ilha do Mel (6), Morretes (3) e Antonina (2). O boletim também aponta dez rios, canais e galerias, considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano.

Interior

Na Costa Oeste são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu (2), Santa Terezinha de Itaipu (3), São Miguel do Iguaçu (2), Itaipulândia (1), Missal (1), Santa Helena (3), Entre Rios do Oeste (2), Marechal Cândido Rondon (2) e na Costa Norte no município de Primeiro de Maio (1).

Sinalização

Cada ponto monitorado possui uma bandeira, que indica se o local está próprio ou impróprio para banho. Elas são atualizadas após o resultado do novo boletim.

A sinalização mostra a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor azul indica que a água apresenta boas condições de balneabilidade, em qualquer condição climática. Já a bandeira vermelha representa áreas inadequadas para banho.

Colaboração AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.