EUA: eleitores vão às urnas para renovar integrantes da Câmara e do Senado

Os norte-americanos vão às urnas, nesta terça-feira (8), para renovar os integrantes da Câmara e do Senado. Denominada eleição de meio de mandato, que acontece de modo distrital, os eleitores poderão escolher 435 novos nomes para deputados, além de mudar 35 dos 100 senadores para os próximos dois anos.

Foto: Reprodução

A votação acontece em meio a uma grande polarização política, liderada pelo presidente Joe Biden, que apoia os democratas, e pelo ex-presidente Donald Trump, que está do lado dos republicanos. O cenário é incerto para o atual mandatário, já que o crescimento da inflação e da violência está aumentando a reprovação do governo.

Tal insatisfação pode dar espaço aos republicanos, que, caso recuperem a liderança no Congresso, dificultaram as aprovações de projetos de lei e poderão abrir investigações contra Biden, assim como já anunciado. A iniciativa também pode marcar uma possível volta de Trump, que já expressou intenção de disputar as eleições gerais em 2024.

Atualmente, a Câmara tem 220 deputados democratas contra 212 do Partido Republicano, enquanto o Senado encontra-se balanceado, com metade de cada partido. No último caso, no entanto, como o vice-presidente também é um senador e vota em casos de empate, os democratas aparecem no controle.

“Os jovens da América de hoje são a geração mais envolvida, mais generosa e menos preconceituosa da história americana. Eles são uma das muitas razões pelas quais eu nunca estive tão otimista sobre as perspectivas da América”, disse Biden, que tenta liderar o voto entre os jovens com pautas como a legalização do aborto e a liberação da maconha

Além do Congresso, fazem parte do pleito de hoje a disputa por 36 dos 50 governos do país, bem como postos de autoridades estaduais, prefeitos e ministros de tribunais superiores. Nas eleições estaduais, o cargo mais importante é o de secretário de Estado, uma vez que o escolhido será responsável pelo processo eleitoral do próximo pleito presidencial.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.