EUA: senado de Indiana aprova projeto de lei que proíbe aborto

O Senado de Indiana, nos Estados Unidos, aprovou o projeto de lei que proíbe o aborto no estado. De autoria do Partido Republicado, o texto recebeu aval de 26 parlamentares, contra 20, e foi encaminhado à Câmara estadual. Caso aprovada, a proposta entrará em vigor no dia 1º de setembro.

Foto: Wikimedia Commons

Atualmente, o estado de Indiana autoriza o aborto até 20 semanas após a fertilização. Com a possível nova lei, o procedimento estará proibido em todas as fases da gravidez. No caso de estupro ou incesto, a vítima terá que assinar uma declaração atestando o ataque para solicitar o aborto.

Assim como outros estados norte-americanos, Indiana está convocando sessões especiais para considerar restrições ao procedimento. A ação acontece após a Suprema Corte derrubar a jurisprudência Roe v. Wade, que garantia acesso ao aborto legal no país.

Em meados de julho, o Escritório de Direitos Civis do Departamento de Saúde reforçou que as farmácias devem disponibilizar remédios de controle reprodutivo. Isso porque centenas de mulheres relataram que tiveram os medicamentos negados, mesmo com a apresentação de prescrição médica.

“Enquanto Roe v. Wade foi derrubado, o aborto continua legalizado em muitos estados, e outros serviços de saúde reprodutiva permanecem protegidos por lei. O Departamento está comprometido em fornecer informações precisas e atualizadas sobre acesso e cobertura de cuidados e recursos de saúde reprodutiva”, disse a entidade.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.