Ex-rei da Espanha paga 4 milhões de euros de impostos atrasados em meio a escândalos

MADRI (Reuters) – O ex-rei Juan Carlos, que deixou a Espanha em agosto em meio a uma série de escândalos, saldou uma dívida de mais de 4 milhões de euros de impostos atrasados, disseram os jornais El País e El Mundo nesta sexta-feira.

Rei emérito da Espanha Juan Carlos em Luxemburgo

Foi o segundo pagamento do tipo feito pelo ex-monarca nos últimos meses.

O acerto de 4 milhões de euros se baseou em 8 milhões de euros de bens e serviços que ele recebeu, disseram os jornais. De acordo com o El País, o pagamento foi para compensar voos particulares de que ele se beneficiou.

Em dezembro, ele pagou às autoridades tributárias mais de 678 mil euros, incluindo juros e multas. Segundo o El País, o montante pretendeu cobrir supostas transações ilegais de cartão de crédito para evitar que ele fosse acusado em uma investigação e pudesse voltar à Espanha.

O advogado de Juan Carlos não estava disponível de imediato para comentar, e um porta-voz do palácio não quis fazê-lo. Nos últimos meses, por meio de seus advogados, o ex-rei se recusou diversas vezes a comentar as alegações de corrupção.

Procuradores da Suprema Corte espanhola iniciaram várias investigações sobre os negócios de Juan Carlos, incluindo aqueles ligados ao contrato de um trem de alta velocidade na Arábia Saudita.

Seu filho, o rei Felipe, é o atual chefe de Estado. Os monarcas espanhóis têm imunidade durante o reinado, mas a abdicação de Juan Carlos em 2014 em favor do filho pode deixá-lo vulnerável a processos.

(Por Emma Pinedo)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1P12K-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.