Exames de proficiência poderão substituir concurso para tradutores

O Ministério da Economia publicou, nesta quarta-feira (5), uma instrução normativa que permite a substituição de concursos públicos pela comprovação de exames de proficiência para as profissões de tradutor e intérprete. Segundo a pasta, os exames, que podem ser nacionais ou internacionais, deverão simplificar o processo.

Foto: Reprodução/Senac

“A IN nº 74 especifica que o grau de excelência em exames nacionais ou internacionais de proficiência para comprovar a aptidão do profissional deverá ser verificado pelas juntas comerciais, mediante apresentação de certificação emitida no Nível C2, conforme escala definida no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR)”, explicou o ministério. 

O normativo traz um anexo com a lista de exames nacionais ou internacionais de proficiência para 12 idiomas, como inglês, francês e alemão. A nova regulamentação ainda deve contribuir para a abertura do Brasil ao comércio internacional e ao intercâmbio de estudos, além de permitir que mais profissionais executem o serviço.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.