EXCLUSIVO-Ucrânia projeta safra recorde de grãos em 2021

Por Pavel Polityuk

Colheita de trigo na região de Kiev, Ucrânia

KIEV (Reuters) – A maioria das safras ucranianas de grãos de inverno está em excelentes condições graças ao clima favorável que pode elevar a produção a nível recorde em 2021, de mais de 75 milhões de toneladas, disse um alto funcionário do governo nesta quinta-feira.

“Entendemos que o clima afetará o volume, mas a partir de agora… se não prevermos qualquer força maior, vemos um resultado muito positivo”, disse Taras Vysotskiy, vice-ministro da Economia encarregado da agricultura, à Reuters.

Ele disse que o volume pode incluir 29-30 milhões de toneladas de trigo, 9,5 milhões de toneladas de cevada e pelo menos 34 milhões de toneladas de milho.

A ex-república soviética colheu cerca de 65 milhões de toneladas de grãos em 2020, incluindo 25,1 milhões de toneladas de trigo, 30,3 milhões de toneladas de milho e 7,76 milhões de toneladas de cevada.

Vysotskiy disse que um salto no volume pode permitir que a Ucrânia aumente os embarques de exportação para 50-53 milhões de toneladas na temporada de julho-junho de 2021/22, de 45,4 milhões de toneladas esperadas para a temporada atual.

Ele disse que o volume de exportação pode incluir 21-22 milhões de toneladas de trigo, em comparação com 17,5 milhões de toneladas em 2020/21.

Vysotskiy disse que uma colheita abundante e um consumo doméstico estável tornariam desnecessárias quaisquer restrições à exportações, mesmo levando em consideração as restrições impostas pela vizinha Rússia.

A Rússia dobrou seu imposto de exportação de trigo para 50 euros por tonelada em uma tentativa de conter a alta inflação dos preços dos alimentos em meio à pandemia do coronavírus.

(Por Pavel Polityuk)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH231FD-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.