Guarda Municipal revela que faca foi plantada após adolescente ser morto

Com a colaboração de Marlon Santiago/Rede Massa

O agente revelou em depoimento que o crime teria sido forjado


Três Guardas Municipais participaram da morte do adolescente Caio José Ferreira Lemes, de 17 anos. Segundo os agentes, o garoto levou um tiro na nuca e outro na mão porque estava com uma faca de 25 centímetros, dentro do boné.

FACA-PLANTADA-ADOLESCENTE
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Essa versão foi colocada em cheque com a divulgação de imagens de câmeras de segurança de um local próximo de onde o crime aconteceu. Elas mostram Caio correndo, sem camisa, e sendo perseguido pelos Guardas Municipais. A gravação mostra que não há nenhum indício de que ele estivesse armado. As câmeras nos uniformes dos agentes, que deveriam estar filmando, não foram acionadas.

Crime forjado

Na tarde desta segunda-feira(3) dois dos guardas envolvidos na morte do menino se apresentaram à polícia, no 11º Distrito Policial. Nenhum deles quis conversar com o delegado, sob orientação do advogado. O que os dois guardas não sabiam era que, mais cedo, o terceiro envolvido na perseguição já havia prestado depoimento e aberto o jogo sobre o que aconteceu no Campo Comprido e que confirma o que a família de Caio garantia: que ele não morreu em confronto.

Segundo o depoimento do guarda, os dois companheiros, que ficaram em silêncio na delegacia, forjaram um crime. Ele entregou os colegas e foi claro ao dizer que faca foi plantada para justificar os disparos, que teriam sido acidentais.

Essa versão reforça o que uma testemunha do crime já havia dito à polícia. Ela também alegou que a faca não estava com Caio e que foi colocada ao lado do corpo após os disparos. Mesmo com a confissão do colega, a defesa dos dois guardas insiste em dizer que foi legítima defesa.

Guardas seguem afastados

Até o fim do inquérito, os guardas seguem afastados e com o porte de arma suspenso. Eles devem responder por fraude processual e, um deles, por homicídio culposo.

Leia mais sobre o caso:



Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.