A arte urbana “Jack Bobão”, pintada na lateral do edifício Inter Walter Sprengel, na Rua XV de Novembro, em Curitiba, foi apagada na manhã desta quinta-feira (10).
A pintura, que fica ao lado do Teatro Guaíra, mostrava o personagem principal do filme de terror ‘O Iluminado’, Jack Torrence.
Com o grafite do personagem, a frase “Só trabalho sem diversão faz do Jack um bobão” estava destacada. A arte fazia parte do projeto Motion Layers e foi produzido por Eduardo Melo.
O artista Celestino Dimas idealizou o projeto e fez, em um outro painel, a figura do músico Ray Charles. Após o ‘desaparecimento’ da obra “Jack Bobão”, o grafiteiro se pronunciou em suas redes sociais.
“A efemeridade da ‘street art’…”, postou o artista.
Os curitibanos e turistas lamentaram o sumiço da obra, que estava no painel desde 2013:
“Esse mural foi umas das primeiras coisas que vi quando vim para Curitiba, Sempre que via ele me trazia um sentimento bom, fico muito triste que apagaram”, comenta uma internauta.
Dia triste pra Curitiba, apagaram o mural do “O Iluminado” no centro.
— Leo G (@Liu_gbr) November 10, 2022
Era um dos murais mais lindos e icônicos de Curitiba…
😢😢😢
F pic.twitter.com/ddcdONr0l0
“Isso é tão triste… tornando a cidade cada vez mais cinza e calada”, publicou um curitibano.
Em nota, a Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Curitiba afirmou que a remoção da pintura foi feita pelo proprietário do prédio:
“De acordo com a Lei 8471/94 e o decreto 402/14 a confecção do painel artístico exige alvará da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU). No caso específico, foi feita fiscalização e o proprietário do imóvel foi notificado, já que a SMU não foi consultada e não licenciou a confecção do painel. A notificação previa que o proprietário providenciasse o documento. Como a medida não foi tomada, foi emitida a multa. A SMU não determinou a pintura da parede, que foi uma decisão do proprietário”.
*Matéria atualizada às 17h10