Farelo de soja despenca na China por preocupações com peste suína africana

PEQUIM/XANGAI (Reuters) – Os contratos futuros do farelo de soja negociados na China recuaram quase 5% nesta sexta-feira, apurando a maior queda em oito anos, diante de movimentos de realização de lucros e à medida que novos surtos de peste suína africana geram preocupações com a demanda.

Unidade de processamento de soja em Harbin, China

Os futuros mais ativos do farelo de soja na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em maio, cederam 4,86%, a 3.485 iuanes (539,57 dólares) por tonelada, após quatro dias de ganhos, em meio a temores de que novos casos da doença suína prejudiquem a demanda pelo ingrediente de ração.

“Os preços estavam subindo principalmente porque os carregamentos de soja serão limitados em março, e as pessoas não achavam que os surtos de peste suína africana fossem tão graves”, disse o gerente de uma produtora de carnes do norte da China.

“Mas, à medida que mais pesquisas foram realizadas pelo setor, o mercado descobriu que a doença é realmente muito ruim”, acrescentou o gerente, que pediu para não ser identificado por não ter autorização para falar com a imprensa.

É esperado que as processadoras de soja da China reduzam operações em março, devido às ofertas limitadas em função das chuvas no Brasil, que atrasaram a colheita e os embarques da oleaginosa do maior exportador global.

“Há também uma dose de realização de lucros, o que é bastante normal”, disse Wang Xiaoyang, analista sênior da Sinolink Futures.

“Além disso, a peste suína africana é de fato muito grave, e há sinais de que os surtos estão se espalhando de norte a sul”, afirmou Xiaoyang.

(Reportagem de Hallie Gu, em Pequim, e Emily Chow, em Xangai)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1P1GG-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.