Farmacêuticas da Índia dizem que podem se adaptar rápido a variantes do coronavírus

Por Krishna N. Das e Neha Arora

Ônibus da indiana Bharat Biotech, em Hyderabad

NOVA DÉLHI, 22 Fev (Reuters) – As farmacêuticas indianas Bharat Biotech e Biological E. Ltd disseram nesta segunda-feira que poderiam reformular rapidamente suas vacinas contra Covid-19 para combater novas variantes assim que sua sequência genética for conhecida.

Em meses recentes, a Índia confirmou a presença no país das variantes identificadas primeiramente no Brasil, no Reino Unido e na África do Sul, que se acredita explicarem uma disparada de casos nos Estados indianos de Maharashtra e Kerala.

No total, a Índia já relatou mais de 11 milhões de infecções de coronavírus, o maior número do mundo depois dos Estados Unidos, e cerca de 156 mil mortes.

“Como estamos vendo muitos ressurgimentos de casos, estamos colhendo amostras de focos e concentrações e tentando sequenciá-las”, disse Nivedita Gupta, vice-diretor-geral do estatal Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR), na conferência BioAsia.

O ICMR e a Bharat Biotech colaboraram para desenvolver a primeira vacina contra Covid-19 doméstica da Índia, que está sendo usada em uma campanha de imunização que já atendeu mais de 10 milhões de pessoas desde meados de janeiro, assim como outra vacina licenciada da AstraZeneca e da Universidade de Oxford.

A Índia é a maior fabricante mundial de vacinas, e suas empresas prometem produzir bilhões de doses de vacinas contra Covid-19.

O presidente da Bharat Biotech, Krishna Ella, disse que a empresa precisará basicamente de dados do ICMR ou da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o sequenciamento genético de qualquer variante para fazer uma vacina eficaz rapidamente.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1L19L-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.