Fenômeno climático La Niña trará seca nos próximos meses

O fenômeno climático La Niña continuará a produzir o efeito de poucas chuvas entre os meses de fevereiro e abril, na região Sudeste da América do Sul. A Sanepar já está registrando tendência de queda nos níveis dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), que amanheceram nesta terça-feira, (9) com 48,53%.

Foto: AEN

As informações sobre o La Niña foram divulgadas por agências meteorológicas internacionais. Com base nas previsões, que indicam chuvas abaixo da média durante todo o outono, o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, afirma ser necessário manter o uso racional da água e o rodízio no sistema de abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba.

O registro de chuvas 70% acima da média em novembro evitou a adoção de um rodízio mais severo. No entanto, em dezembro, as chuvas foram 20% acima da média; e em janeiro, 5%. “Chuvas na média não recuperam reservatórios, principalmente por causa do déficit hídrico acumulado”, destaca Julio.

Colaboração AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.