Forças de segurança apreendem 23,9 toneladas de minérios em Roraima

Mais de 23,8 toneladas de minérios (cassiterita, ouro e mercúrio) foram apreendidos por forças de segurança entre os dias 5 de julho e 7 de agosto, em Roraima. A ação foi procedente de uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que teve como objetivo combater o garimpo ilegall na Terra Indígena Yanomami.

O número é significativamente menor do que o contabilizado em 2021, quando foram apreendidos 29,8 mil kg de minérios. Segundo a pasta, a operação deste ano também resultou na apreensão de 36 aeronaves, 15,6 mil litros de combustíveis e 119 munições. Também houve a prisão decretada para 25 pessoas, envolvidas nos crimes.

Para o secretário de Operações da Secretaria de Operações Integradas do ministério, Alfredo Carrijo, a queda em alguns indicadores de 2022 é reflexo do enfraquecimento de ilícitos ambientais na Terra Indígena Yanomami, alvo constante de garimpos e atividades ilegais. Ele acredita que, com a operação anual, a tendência será de queda no número de logísticas das organizações criminosas.

Informações SBT News