O mês de abril começa com a possibilidade do avanço de uma frente fria em Curitiba. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a condição pode provocar chuvas.
A frente fria, segundo o Simepar, se intensifica sobre o oceano nesta segunda-feira, na altura do Rio Grande do Sul (RS). Nos próximos dias, o fenômeno avança para o Paraná e, consequentemente, pode chegar em Curitiba.
A chegada da frente fria favorece a formação de áreas de instabilidade no Paraguai/Argentina e Mato Grosso do Sul em direção ao sudoeste, oeste e noroeste do Paraná.
“Assim, nestes setores, são esperadas pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas já pela manhã”,
diz o Simepar.
Nas demais regiões paranaenses, algumas chuvas isoladas ocorrem a partir da tarde. Há risco para ocorrência de tempestades isoladas.
Frente fria em Curitiba
Nos próximos dias, a frente fria avança pelo oceano e a instabilidade atmosférica se mantém sobre o Paraná, com pancadas de chuvas e trovoadas nos diversos setores.
Veja também:
- Alerta de frente fria e chuvas no Paraná a partir de segunda
- Trânsito na BR-376: rodovia terá bloqueios temporários por dois dias
Não se descarta a ocorrência de temporais localizados, principalmente no interior do estado. Entre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o Litoral do Paraná, a nebulosidade se mantém, com chuvas fracas/garoas.
Conforme o Simepar, uma nova frente fria aumenta a instabilidade nas regiões do estado a partir de sexta-feira (5), com pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas a partir da tarde.