Golfo do México: resíduos de petróleo continuam no mar após 10 anos

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos, mostrou que pequenas quantidades de resíduos de petróleo permanecem no fundo do mar mesmo após 10 anos da explosão da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México. Segundo os dados, divulgados nesta terça-feira (9), 800 mil aves já morreram devido à contaminação da água.

Foto: Wikimedia Commons

Para o estudo, os pesquisadores analisaram amostras de água da superfície e do fundo do mar e das linhas costeiras da Louisiana, monitorando a persistência de resíduos de petróleo e as transformações químicas que ocorreram nos componentes até 2020. Foi constatado que camadas de petróleo cobriram a vegetação costeira e algumas partículas ficaram escondidas no fundo do mar.

“Quanto melhor compreendermos os produtos químicos e as suas propriedades, melhor seremos capazes de mitigar derrames de petróleo e compreender e detectar danos ambientais”, justificou o primeiro autor do estudo, Edward Overton. Segundo ele, os derrames de petróleo “liberam químicos muito rapidamente”, com a maioria dos danos identificados a longo prazo.

O estudo também sugere que muitos dos impactos ambientais devido ao derramamento são causados pelos componentes do petróleo quimicamente alterados, que podem apresentar diferentes toxicidades e propriedades físicas, influenciando os efeitos da exposição da vida selvagem aos resíduos.

A explosão da plataforma Deepwater Horizon ocorreu no dia 20 de abril de 2010, no Golfo do México, nos Estados Unidos. A infraestrutura ficou em chamas por dias após afundar no oceano, espalhando uma grande mancha de óleo pelo mar, que chegou até a costa da Louisiana e outros estados. O incidente resultou na morte de 22 trabalhadores, além de danos para o habitat de centenas de espécies de aves.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa