O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) alerta a população sobre um novo golpe. Trata-se do “falso presente” de Páscoa. Segundo a instituição, um cidadão que caiu nesse golpe recebeu uma cobrança de R$ 7 mil na fatura do cartão de crédito.
Como funciona o golpe do “falso presente” de Páscoa
A pessoa recebe uma ligação que informa que ele foi presenteado com um kit de chocolates e, no momento de receber, é informado que precisa pagar apenas um pequeno valor pelo frete. Neste momento, o entregador alega problemas de sinal na máquina, se afasta e faz a cobrança de valores altos, gerando grande prejuízo.
Alerta do Procon-PR
A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, enfatiza que é preciso ficar muita atenção a qualquer situação suspeita. “A pessoa que receber ligação anunciando que foi contemplada com um presente deve redobrar o cuidado, principalmente se ela não está concorrendo em qualquer tipo de concurso ou sorteio”, afirma Claudia.
Veja também:
- Veja o que abre e o que fecha em Curitiba no feriado de Páscoa
- Consumo de peixe na Páscoa: dicas de como escolher o alimento neste período
Segundo ela, esta é uma variação de outro golpe que envolve falsos presentes. “Há casos em que a pessoa supostamente está recebendo um presente, mas precisa preencher alguns dados pessoais na entrega e tem uma foto tirada com o presente”, explicou.“A partir disso, os golpistas conseguem fazer cadastros em instituições bancárias, por exemplo, que exigem reconhecimento facial. Houve um caso em que uma pessoa foi informada, após cair neste golpe, que um carro estava sendo comprado em seu nome”, concluiu a diretora do Procon-PR.
Denúncias de golpes podem ser feitas pelo site www.procon.pr.gov.br, ou pelo telefone 0800-041-1512.