Procon alerta sobre golpe do “falso presente” de Páscoa

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) alerta a população sobre um novo golpe. Trata-se do “falso presente” de Páscoa. Segundo a instituição, um cidadão que caiu nesse golpe recebeu uma cobrança de R$ 7 mil na fatura do cartão de crédito.

golpe presente de pascoa
Foto: Geraldo Bubniak

Como funciona o golpe do “falso presente” de Páscoa

A pessoa recebe uma ligação que informa que ele foi presenteado com um kit de chocolates e, no momento de receber, é informado que precisa pagar apenas um pequeno valor pelo frete. Neste momento, o entregador alega problemas de sinal na máquina, se afasta e faz a cobrança de valores altos, gerando grande prejuízo.

Alerta do Procon-PR

A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, enfatiza que é preciso ficar muita atenção a qualquer situação suspeita. “A pessoa que receber ligação anunciando que foi contemplada com um presente deve redobrar o cuidado, principalmente se ela não está concorrendo em qualquer tipo de concurso ou sorteio”, afirma Claudia.

Veja também:

Segundo ela, esta é uma variação de outro golpe que envolve falsos presentes. “Há casos em que a pessoa supostamente está recebendo um presente, mas precisa preencher alguns dados pessoais na entrega e tem uma foto tirada com o presente”, explicou.“A partir disso, os golpistas conseguem fazer cadastros em instituições bancárias, por exemplo, que exigem reconhecimento facial. Houve um caso em que uma pessoa foi informada, após cair neste golpe, que um carro estava sendo comprado em seu nome”, concluiu a diretora do Procon-PR.

Denúncias de golpes podem ser feitas pelo site www.procon.pr.gov.br, ou pelo telefone 0800-041-1512.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.