Embora Curitiba seja conhecida pelos muitos dias de chuva durante todo o ano, ter um guarda-chuva sempre à mão não é uma possibilidade para muitas pessoas. Por isso, uma iniciativa da Universidade Positivo, em parceria com a startup Rentbrella, pretende solucionar de vez esse problema.
Ao longo de todo o campus Ecoville da universidade, na capital paranaense, estações de compartilhamento de guarda-chuvas estão disponÃveis para estudantes, professores, funcionários e visitantes. Basta baixar o aplicativo da Rentbrella no celular e cadastrar um cartão de crédito. Depois, é só procurar a estação mais próxima e retirar um guarda-chuva. As primeiras 24 horas de uso do objeto é por conta da Universidade Positivo, 100% gratuitas para o usuário. A partir do segundo dia, o valor é de R$ 2 – e aumenta conforme o número de dias, mas apenas até o valor máximo de R$ 34, contabilizado no sexto dia de empréstimo. Depois desse prazo, o usuário pode ficar com o guarda-chuva.
- Museu de Curitiba promove visita guiada noturna nesta terça-feira
- Confira agenda de shows no Teatro do Paiol em abril
Para devolver, basta encontrar a estação mais próxima – que pode estar no campus ou fora dele, já que a empresa pretende instalar estações em vários pontos de Curitiba. Além da Universidade Positivo, quem frequentar o Teatro Positivo, também poderá utilizar esse serviço.
Solução sustentável
Produzidos com tecnologia que repele a água, os guarda-chuvas também têm proteção UV e suportam vento e chuva intensos. O tecido utilizado na fabricação é o rPET, que vem de garrafas PET recicladas e, quando terminam seu ciclo útil, ainda são transformados em necessaires, ecochilas e estojos destinados a ONGs.