Guardas disparam spray de pimenta em pessoas em situação de rua

Guardas Civis Metropolitanos de São Paulo (SP) foram flagrados disparando spray de pimenta em pessoas em situação de rua durante uma ação da Prefeitura no Parque Dom Pedro, centro da capital paulista, na tarde de terça-feira (30). De acordo com a GCM, a ação visava inibir vendedores ambulantes ilegais.  

Os agentes também estavam retirando os cobertores dos desabrigados, segundo o Padre Júlio Lancelotti, da Pastoral Povo da Rua, atuante no trabalho voluntário com essa população. 

O vídeo, registrado por uma testemunha que acompanhava a ação – e que foi intimidada pelos guardas -, flagrou um agente jogando gás de pimenta contra um homem. Além dos cobertores, outros pertences das pessoas em situação de rua foram apreendidos. 

Fazia frio na capital paulista, com temperaturas que chegaram aos 9°C de mínima, não passando dos 16°C. Na madrugada, a sensação térmica foi de 3°C. 

A Guarda Civil Metropolitana informou, apenas, que a operação era contra ambulantes ilegais na região, mas não se manifestou sobre a conduta agressiva vista no vídeo. A testemunha intimidada pelos guardas, de acordo com Lancelotti, foi pressionada a apagar a gravação, além de querer a identidade. 

O que diz a Prefeitura 

A Prefeitura da capital paulista informou que são realizadas “diariamente ações de zeladoria urbana na região do Parque Dom Pedro e em toda a região central” e que os profissionais são treinados “rotineiramente”, além de “reforçar” que denúncias de abusos “são averiguadas administrativamente e repudia os atos. 

Ainda segundo o município, “os GCMs fizeram a proteção dos agentes públicos durante as ações e não houve nenhum tipo de agressão”. 

Sobre a ação de zeladoria, a Prefeitura afirma que, por decreto, “não é permitida a ocupação que caracterize o uso permanente em local público, principalmente, quando impedirem a livre circulação de pedestres e veículos, tais como camas, sofás, colchões e barracas montadas ou outros bens duráveis que não se caracterizem como de uso pessoal”. 

Informações SBT News