Hospital do Rocio deixa de receber atendimentos do Samu e Siate

O Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) deixou de receber pacientes com traumas e emergências encaminhados pelo Siate e Samu.

hospital do rocio siate e samu
Foto: Hospital do Rocio

A medida foi tomada após o contrato com a unidade do Governo do Paraná ser encerrado. Os atendimentos não estão sendo realizados desde a última às 12h da última quinta-feira (13).

Os serviços atuais, como vítimas de acidentes em rodovias do Paraná, serão encaminhados para outras unidades de saúde em Curitiba e Região Metropolitana.

O que diz a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa):

“Em relação aos atendimentos de emergência do Hospital do Rocio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destaca que estes procedimentos aconteceram em caráter provisório e excepcional, uma vez que não fazem parte da contratualização do hospital, durante um período de alta demanda em Curitiba que durou nove meses.

É válido reforçar, ainda, que a Sesa gerencia o acesso dos pacientes que precisam de transferência de acordo com a demanda, por meio do Complexo Regulador e dos critérios de prioridade e gravidade de cada caso. O Paraná possui uma Central de Regulação de Leitos e uma ampla rede hospitalar onde são concentrados os pedidos de transferências de pacientes entre os serviços de saúde.

Atualmente, o Estado está em reavaliação do processo de contratualização com o hospital. Destacamos, ainda, que o Hospital do Rocio não se enquadra na categoria “porta-aberta”, sendo referenciado e, havendo a necessidade de atendimento para trauma, pode haver a regulação com atendimento a pacientes.

Gostaríamos de reforçar, que não houve fechamento de leitos, tampouco diminuição de serviço, apenas uma readequação do fluxo de acesso ao hospital.”

Veja também:

Procurada pelo Massa News, a assessoria do Hospital do Rocio declarou que não tem mais acordo com a Sesa, e que o hospital não tem um posicionamento oficial até o fechamento desta matéria.

Com supervisão de Valeska Macedo.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.