Ibovespa caminha para 1ª semana positiva em um mês após PEC

Por Paula Arend Laier

Sede B3

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira, após o texto da PEC Emergencial aprovado no Senado corroborar algum alívio sobre o quadro fiscal do país entre os investidores, mas sem conseguir se manter acima dos 114 mil pontos com a forte correção negativa em Wall St.

Investidores também repercutiram notícias corporativas, como a divulgação pela Rumo de previsões para 2021/2025 sugerindo forte crescimento no horizonte, que fez as ações do braço de logística do grupo Cosan saltarem mais 7%.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,35%, a 112.690,17 pontos. Na máxima do pregão, chegou a 114.433,38 pontos. O volume financeiro somou 47,9 bilhões de reais.

Na semana, o Ibovespa acumula alta de 2,4%, que se confirmada na sexta-feira será a primeira performance semanal positiva em um mês.

O Senado brasileiro concluiu nesta sessão a votação da PEC Emergencial, abrindo caminho para a concessão do auxílio financeiro aos mais vulneráveis limitado a 44 bilhões de reais a ser excepcionalizado das regras fiscais em 2021.

A PEC também estabelece os chamados gatilhos fiscais, a serem acionados quando a despesa obrigatória ultrapassar 95% da despesa primária total. Apesar de não favorecer ajuste, os piores cenários foram descartados.

Na visão do analista do Safra Cauê Pinheiro, a proposta aprovada foi positiva por não tirar o Bolsa Família do teto de gatos e definir um limite para o auxílio emergencial, embora não tenha apresentado contrapartida para o aumento de gastos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a Casa discutirá a PEC na próxima terça-feira, com chance de ter sua admissibilidade analisada, para então ter o mérito votado em dois turnos no plenário na quarta.

Em Nova York, o S&P 500 caiu 1,34% e o Nasdaq Composite fechou em baixa de 2,11% – para quase 10% abaixo do recorde de fevereiro, após o chair do Federal Reserve desapontar investidores preocupados com os Treasuries.

Embora Jerome Powell tenha dito que a alta nos yields dos títulos do Tesouro dos EUA foi “notável”, ele não o considerou um movimento “desordenado” ou que tenha empurrado as taxas de longo prazo a níveis tão altos a ponto do Fed ter de intervir.

O titular do BC norte-americano ainda reiterou a promessa de manter o crédito livre e fluindo até que os norte-americanos voltem ao trabalho.

A bolsa paulista fechou com investidores à espera de uma série de resultados corporativos, incluindo B3, Lojas Americanas, B2W, Natura&Co, CCR, Iguatemi e MRV.

DESTAQUES

– BRADESCO PN avançou 3,87% e ITAÚ UNIBANCO PN subiu 3,14%, respondendo por relevante suporte ao Ibovespa. BANCO DO BRASIL ON valorizou-se 3,62% e SANTANDER BRASIL UNIT fechou em alta de 2,89%.

– PETROBRAS PN subiu 4,86%, experimentando uma trégua na pressão vendedora, com endosso da alta expressiva do preço do petróleo no exterior. Até a véspera, o papel acumulava queda de 4,7% apenas nesta semana. PETROBRAS ON avançou 4,29%.

– RUMO ON valorizou-se 7,36%, após estimar volume transportado entre 72 bilhões e 76 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) e de 99 bilhões a 109 bilhões em 2025. Na esteira, COSAN ON subiu 8,68%.

– CIA HERING ON saltou 8,62%, apesar da queda no lucro do último trimestre de 2020, enquanto as vendas mesmas lojas subiram 1%. A reação veio após a ação cair 13,7% em fevereiro, com março negativo em 1,1% até a véspera.

– ULTRAPAR ON fechou com acréscimo de 6,2%, em sessão de ajustes, após seis pregões consecutivos de queda, tendo acumulado no período declínio de 14,8%. BR DISTRIBUIDORA ON avançou 6,79%.

– VALE ON caiu 1,48%, sofrendo realização de lucros após ganhos fortes no começo da semana, alinhada a outras mineradoras no exterior. Até a véspera, Vale subia mais de 6% na semana. No ano, a alta era de 14,75%.

– TAESA UNIT valorizou-se 6,02%, após lucro de 829 milhões de reais no quarto trimestre, um salto de 194,7% ano a ano, ajudada pela disparada do IGP-M, aquisições e conclusão de projetos, além de anúncio de dividendo adicional.

– GOL PN cedeu 5,02%, com dados de tráfego mostrando queda na demanda em fevereiro. AZUL PN recuou 0,16%, após reduzir prejuízo trimestral, mas diante de desafios com a nova onda de Covid-19 no país.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH231IV-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.