Ibovespa sobe e flerta com 114 mil pontos após PEC Emergencial; bancos e Petrobras sobem

Por Paula Arend Laier

Vista externa da bolsa de valores de Sâo Paulo

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa avançava nesta quinta-feira, flertando com os 114 mil pontos, embalado pela rápida aprovação no Senado da PEC Emergencial antes de uma bateria de resultados corporativos e fala do titular do banco central dos Estados Unidos.

Às 11:46, o Ibovespa subia 2,27%, a 113.705,81 pontos. Na máxima até o momento, chegou a 114.159,72 pontos. O volume financeiro somava 10,1 bilhões de reais.

Na semana, até o momento, o Ibovespa acumula alta de mais de 3%, que, se confirmada na sexta-feira, quebrará uma série de três semanas terminando no vermelho.

O Senado aprovou na noite de quarta-feira, em primeiro turno de votação, a PEC Emergencial, estabelece condições para o auxílio emergencial, mas traz gatilhos fiscais para quando a despesa obrigatória ultrapassar 95% da despesa primária total.

Uma nova sessão foi marcada para a manhã desta quinta para a votação da proposta em segundo turno.

Na visão da Ágora Investimentos, a aprovação da PEC, abrindo espaço para a volta do auxílio emergencial e com o texto mostrando comprometimento com o teto de gastos, ajuda na melhora da percepção de risco.

Investidores também aguardam para o final do dia uma série de resultados corporativos, entre eles B3, Lojas Americanas, B2W, Natura&Co, CCR, Iguatemi e MRV.

Análise técnica da equipe do Safra destacou que, para sair da tendência de baixa no curto prazo, o Ibovespa precisa superar a resistência em 113.500 pontos.

“Acima desta, o Ibovespa poderá seguir em direção à resistência em 116.500 pontos. Do lado da baixa, devido à alta volatilidade, consideraremos o primeiro suporte em 107.300 pontos”, afirmaram em relatório a clientes.

No exterior, os preços do petróleo avançavam e Wall Street não mostrava uma direção clara, com agentes financeiros repercutindo dados econômicos e à espera de fala do chair do Federal Reserve, Jerome Powell.

DESTAQUES

– BRADESCO PN avançava 4,4% e ITAÚ UNIBANCO PN subia 4%, em meio a melhora na percepção de risco do país, com BANCO DO BRASIL ON valorizando-se 3,9% e SANTANDER BRASIL UNIT em alta de 3,5%.

– PETROBRAS PN subia 4%, experimentando uma trégua na pressão vendedora recente, endossada pela alta relevante dos preços do petróleo no exterior. Até a véspera, o papel acumulava queda de 4,7% apenas nesta semana.

– RUMO ON valorizava-se 4,5%, após o braço de logística do grupo Cosan, estimar volume transportado entre 72 bilhões e 76 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) e de 99 bilhões a 109 bilhões em 2025.

– IRB BRASIL RE subia 5%, recuperando-se após bater na segunda-feira piso intradia desde setembro de 2020 e após homologação do acordo judicial que prevê 358 milhões de reais à resseguradora até 10 de março. (https://bit.ly/3uVVtSQ)

– ULTRAPAR ON mostrava acréscimo de 5,3%, também em sessão de ajustes, após seis pregões consecutivos de queda, tendo acumulado no período declínio de 14,8%.

– VALE ON subia apenas 0,2%, após fortes ganhos no começo da semana e em sessão marcada por fraqueza de outras mineradoras no exterior. Até a véspera, a ação subia mais de 6% na semana.

– TAESA UNIT valorizava-se 3,7%, após lucro de 829 milhões de reais no quarto trimestre, um salto de 194,7% ano a ano, ajudada pela disparada do IGP-M, aquisições e conclusão de projetos. Também anunciou dividendo adicional.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH231FI-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.