Inverno trará novos desafios à guerra, diz Ministério da Defesa britânico

O Ministério da Defesa do Reino Unido afirmou, nesta segunda-feira (14), que o inverno trará uma mudança nas condições de conflito na guerra da Ucrânia. Segundo a pasta, além da queda brusca de temperatura, alterações nas horas de luz do dia e eventos climáticos apresentarão “desafios únicos” tanto para soldados russos como para ucranianos.

Foto: Divulgação/Governo da Ucrânia

“A luz do dia será reduzida para menos de nove horas diárias, em comparação com 15-16 no auge do verão. Isso resulta em menos ofensivas e linhas de frente defensivas mais estáticas. A temperatura média cairá de 13ºC, de setembro a novembro, para 0ºC de dezembro a fevereiro. As forças que carecem de roupas e acomodações para o inverno são altamente propensas a sofrer lesões em meio ao frio”, diz o ministério.

A pasta afirmou ainda que as operações de salvamento podem ser reduzidas quase pela metade, enquanto o risco do mau funcionamento das armas pode aumentar. “É provável que o clima em si veja um aumento na precipitação, velocidade do vento e queda de neve. Cada um deles fornecerá desafios adicionais”, ressalta a pasta britânica.

Outro ponto que preocupa as autoridades é a disponibilidade de energia aos moradores ucranianos. Isso porque, desde outubro, tropas russas vem bombardeando infraestruturas elétricas, deixando milhares de pessoas sem luz. Na última semana, por exemplo, Kiev anunciou que está preparando cerca de mil estações de aquecimento movidas a geradores para auxiliar a população durante o inverno.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.